É fato que há diversas opções de canaleta para cabo de rede, mas o profissional precisa ter um cuidado maior na hora da escolha. Isso porque, é preciso garantir ao cliente a maior segurança e durabilidade possível nas instalações. Assim como a facilidade de futuras manutenções e ampliações.
Sendo assim, alguns materiais são mais indicados para as instalações de cabeamento de rede, principalmente para impedir interferências entre os cabos. Além disso, também deixam o acabamento do projeto mais bonito e em harmonia com o ambiente. O que acaba por ser um diferencial para o cliente.
Entenda mais sobre esses cuidados, nas perguntas e respostas que trouxemos, a seguir:
Qual o material mais indicado?
Para as canaletas onde irão passar os cabos de rede, o material mais indicado é o alumínio, por conta de uma série de benefícios. Entre os principais, temos a blindagem contra interferência eletromagnética (interna e externa), a impermeabilidade, a resistência e a durabilidade.
Além disso, o alumínio dá um acabamento mais elegante nas instalações, também.
Em conjunto com o alumínio, o ideal é que os componentes da estrutura que precisam da fabricação em plástico, como porta-equipamentos (as caixas onde vão os conectores), sejam em termoplástico de Engenharia ABS/PC-V0, que não propaga chamas. Ou seja, uma opção que leva mais segurança ao ambiente.
Precisa ter blindagem eletromagnética?
O ideal é que sim, as canaletas tenham alguma estrutura que ajude na blindagem eletromagnética. Isso porque, geralmente, as instalações acabam levando mais de um tipo de cabo de rede, além das situações em que a fiação elétrica é passada na mesma canaleta.
Nesses casos, além de optar por canaletas de alumínio, a dica é que cada cabo diferente, assim como os fios elétricos, fiquem separados por divisórias internas, também em alumínio.
Na prática, elas vão ajudar a criar uma “barreira” para impedir que o campo magnético de um cabo/fio interfira no outro.
E precisa ter essas divisórias internas?
Para garantir a melhor performance do sistema como um todo, sim. Lembrando que, além do trabalho de impedir interferências entre os cabos de rede e os fios elétricos, as divisórias também ajudam na organização da passagem, o que facilitará manutenções no futuro.
Inclusive, as divisórias também são importantes para evitar acidentes, considerando uma situação extrema, em que algum componente venha a se deteriorar ao longo do tempo. Nesses casos, os demais cabos de rede e fios elétricos não serão atingidos, por conta da proteção das divisórias.
Qual canaleta DUTOTEC é melhor para cabos de rede?
Depende muito da necessidade do projeto. No geral, qualquer uma das linhas de canaletas da DUTOTEC são pensadas para o uso tanto de cabos de rede, quanto de fiação elétrica. O que vai influenciar na decisão, é:
- A ocupação interna;
- Se precisa de divisórias ou não;
- Se é instalação aparente ou embutida;
- Entre outros detalhes.
Para ajudar nessa decisão, nós criamos um guia completo aqui no blog, que mostra todas as diferenças entre nossas opções de canaletas. Com ele, você consegue escolher com mais clareza qual delas é a ideal para as instalações em questão.