A disponibilidade de um laboratório de informática nas escolas não se restringe mais aos cursos voltados à tecnologia da informação.
Essas atividades podem contar com o apoio de computadores, sistemas e aplicativos que fazem toda a diferença na apresentação de conteúdos e nos processos educacionais.
Desde a pré-escola até os cursos de pós-graduação, a tecnologia colabora de forma efetiva para a formação de cidadãos e bons profissionais.
Para se ter ideia, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em junho de 2022, mostrou que no Brasil já existiam 447 milhões dispositivos digitais, ou seja, mais de dois equipamentos por habitante, dentre os quais se destacam:
- computadores,
- notebooks,
- tablets,
- smartphones.
Neste post, apresentaremos dicas importantes para a montagem de um laboratório de informática em sua escola. Continue lendo e saiba mais detalhes a respeito!
5 dicas para montar um laboratório de informática
Uma escola não pode deixar de contar com um laboratório de informática, afinal, como vimos, essa é uma realidade dos brasileiros.
Além disso, muito se ganha na utilização dos recursos que a tecnologia oferece, onde conteúdos atraentes ajudam os alunos a compreenderem as mais diversas disciplinas e a conhecerem o mundo em que vivem.
Para ter êxito na montagem desse espaço, conheça 5 dicas importantes que fazem toda a diferença:
Use canaletas para evitar quebra-quebra
Muitos gestores e executivos do segmento de educação relacionam instalações elétricas e passagens de cabos com bagunça, sujeira e dor de cabeça.
Como consequência, só de pensar nessa possibilidade já ficam desestimulados. No entanto, o uso de canaletas de alumínio Dutotec elimina esse quebra-quebra.
As passagens de fios e cabos podem ser realizadas de uma forma muito mais fácil do que se imagina, sem a necessidade de quebrar paredes e garantindo qualidade, segurança e o que é melhor: facilidades de manutenção e ajustes necessários.
Invista em tecnologia
A tecnologia é dinâmica, portanto, invista em equipamentos modernos e que atendam as expectativas dos alunos.
Não esqueça que cada um deles possui na sua bolsa ou no bolso um smartphone, que possibilita os mais diversos usos, portanto, nada de equipamentos obsoletos que podem colocar em descrédito os investimentos realizados no laboratório de informática.
Tenha uma internet rápida
Outro ponto a ser observado para se obter sucesso nesse projeto é o de disponibilizar uma internet rápida e de qualidade.
Esta ação é perfeitamente possível, pois cada vez mais se encontram soluções de alta qualidade a custos interessantes, oportunizando aos alunos um bom aproveitamento das aulas e evitando problemas, como:
- queda de sinal,
- demora no carregamento das páginas,
- impossibilidade de acesso a conteúdos que exigem qualidade na banda larga.
Compre móveis ergonômicos
Não esqueça de incluir no projeto móveis ergonômicos, ou seja, que ofereçam conforto e permitam que um usuário possa passar uma ou mais aulas em frente a um computador estudando ou realizando determinada tarefa.
Para isso, será preciso contar com mesas e cadeiras que sejam confortáveis. E não esqueça de pensar também nas tomadas para ligar todos os equipamentos e não prejudicar a usabilidade.
Pense na usabilidade
Por fim, monte um ambiente agradável e que possibilite o trabalho de alunos em duplas.
Nossa sugestão é uma sala em formato “U”, pois permite que o professor possa ter todos os alunos à sua frente, conseguindo oferecer o melhor em termos de conteúdos e acompanhando de perto cada um dos equipamentos do laboratório de informática.
Como se observa, montar uma boa estrutura laboratorial não é um processo complicado que exige grandes esforços, no entanto, é uma ação que valoriza o seu empreendimento e colabora com a qualidade dos ensinos.
Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como esse, siga a Dutotec no Instagram e acompanhe as novidades!