Existem alguns erros na instalação de canaleta de alumínio que comprometem todo o acabamento e podem afetar o funcionamento da rede das instalações.
Por serem de alumínio, material resistente ao calor, o uso da canaleta é uma alternativa inteligente e prática em obras e reformas residenciais ou corporativas, especialmente quando se trata de:
- condução da energia elétrica,
- cabeamento para transmissão de dados (como de provedores de internet) ou outros fluxos.
Elas podem ser instaladas no piso, parede ou teto, evitando a quebra da superfície na hora de passar e organizar todos os fios e cabos.
Além de ser uma solução inteligente, rápida e prática para a condutividade elétrica e passamento dos cabos, elas também agregam valor à decoração quando instaladas corretamente.
Por outro lado, pequenos erros na instalação podem comprometer todo o acabamento, a condução da energia, a transmissão dos dados, a segurança, a durabilidade dos fios e cabos. Além disso, é lógico, a sua reputação profissional no mercado.
Continue a leitura e confira 4 erros que devem ser evitados na hora de instalar canaletas.
Principais erros na instalação de canaleta para evitar
Quando se trata de dutos para condução elétrica ou cabeamento para transmissão de dados, por mais simples que sejam os erros na instalação de canaleta, eles resultarão em problemas, falhas e insatisfação para o seu cliente e descrédito para o profissional.
Por isso, o melhor é conhecê-los para evitá-los.
São eles:
Não organizar os fios
Um dos principais erros na instalação de canaleta é não organizar e separar devidamente os fios de finalidades diferentes.
Ou seja, é preciso, por exemplo, que eles não fiquem juntos e nem encostem nos cabos de transmissão de dados. O ideal é fios de finalidades diferentes não terem contato no interior da canaleta.
Nessa hora, o recomendado é utilizar canaletas com divisórias internas. Existem modelos com duas divisões e outros com até 3, garantindo maior e melhor distribuição e organização dos condutores.
Não encaixar bem as peças
Em algum momento da instalação, as canaletas precisarão ser unidas e uma forma de fazer isso é usar acessórios específicos de conexão. Da mesma forma que é necessário aplicar uma tampa terminal nas extremidades dos dutos, onde não existe acabamento com acessório específico.
Desse modo, outro dos principais erros na instalação de canaleta é não usar acessórios específicos nas uniões das peças, e nem previsão das tampas.
Os diversos tipos de acessórios; T, Curva, ou outros, irão ajudar a:
- vedar qualquer abertura que possa permanecer na junção de duas canaletas,
- evitar a entrada de bichos, sujeiras e proliferação de fungos, em possíveis buracos que fiquem entre elas,
- garantir um perfeito acabamento.
Importante destacar que a NBR 5410 estabelece em seu conteúdo, as exigências para as instalações elétricas de baixa tensão; onde no item 6.2.3, na Tabela 33, “TIPOS DE LINHAS ELÉTRICAS”, mostra todas as alternativas das formas de instalação dos condutores, dentro ou não, dos diversos tipos de condutos.
Escolher a canaleta errada
Cada projeto vai definir a necessidade de fios e cabos, a partir dessa definição é preciso escolher a canaleta correta.
Um dos erros mais comuns na instalação de canaleta é o profissional não verificar com antecedência a quantidade de fios e cabos; e, o volume que eles gerarão, para então definir o tipo correto das peças e dos seus acessórios.
Ela precisa ter o tamanho ideal para acomodar sem apertos todos os fios e cabos no seu interior.
Outro ponto importante é a capacidade de cabos que cada modelo de canaleta suporta, elas devem ser usadas conforme a necessidade do projeto elétrico e/ou rede de dados.
A Dutotec, por exemplo, disponibiliza canaletas:
- com baixo, médio e alto volume de cabos,
- para instalações aparentes e/ou embutidas.
Não seguir as orientações de instalação
Não seguir as orientações de instalação está entre erros mais graves na instalação de canaletas.
Quando falamos de orientação de instalação, estamos nos referindo aquelas estabelecidas pelas normas regulamentadoras e também as fornecidas pelos fabricantes, tanto dos dutos como das canaletas.
Usar, por exemplo, canaletas de capacidade média de cabos em projetos que exigem alto volume compromete todo o trabalho e o acabamento.
Agora você conhece 4 erros na instalação de canaleta de alumínio que devem ser evitados para não comprometer a qualidade do seu serviço, caso tenha ficado com alguma dúvida basta entrar em contato conosco.