7 dicas para melhorar projetos de iluminação residencial

Projetos de iluminação residencial são um dos itens mais importantes para um ambiente que será frequentado diariamente. Uma residência possui espaços específicos, como sala, quarto e cozinha, sendo cada um deles de importância única.

Na hora de instalar a iluminação em cada um desses ambientes, é importante prestar atenção aos detalhes para garantir a iluminação adequada para cada momento.

Tipos de iluminação

Cada ambiente requer uma iluminação mais adequada de acordo com a proposta de cada local, o tamanho da peça e as cores das paredes. Para isso, existem três técnicas diferentes de iluminação: direta, indireta e difusa.

Direta

Direciona a fonte de luz diretamente para o objeto ou área desejada, criando sombras nítidas ao redor do objeto e proporcionando um contraste mais evidente nas áreas iluminadas.

Indireta

Utiliza superfícies para refletir a luz, criando uma iluminação suave e difusa. A luz é direcionada para cima em direção ao teto ou para paredes, proporcionando uma atmosfera agradável e sem sombras marcantes.

Difusa

Distribui a luz de forma uniforme, sem criar sombras distintas. É ideal para proporcionar uma iluminação suave e uniforme em espaços que requerem uma atmosfera mais leve e acolhedora.

2 – Temperatura

A iluminação está diretamente relacionada à temperatura de cor, que descreve a tonalidade da luz emitida. Essas são as principais temperaturas de cor utilizadas em iluminação:

  • Lâmpadas com baixa temperatura de cor emitem uma luz mais amarelada, conhecida como ‘branco quente‘, ideal para ambientes relaxantes como quartos.
  • Lâmpadas com temperaturas de cor mais amenas oferecem uma luz neutra, próxima à iluminação natural, sendo adequadas para cozinhas e banheiros.
  • Lâmpadas com alta temperatura de cor emitem uma luz branca e azulada, frequentemente utilizada em ambientes que necessitam de boa visibilidade, como espaços comerciais.

3 – Estrutura elétrica

Em projetos residenciais, é importante ter toda a fiação instalada de maneira segura, sem fios expostos ou desprotegidos. Então, para uma iluminação residencial é necessário ter cautela ao realizar qualquer instalação elétrica, evitando fazer ligações ou conexões em um ambiente sem segurança.

Canaletas de alumínio

Canaletas de alumínio
Na imagem acima, os lustres estão instalados em uma estrutura de canaletas de alumínio pretas, da Dutotec, para combinar com a decoração.

Quando se trata de ambientes residenciais, utilizar materiais de alta qualidade é fundamental. Para garantir uma instalação adequada, onde os fios estejam protegidos e corretamente, as canaletas de alumínio são a escolha ideal.

As canaletas podem ser usadas em estruturas de iluminação, por permitiram que o projeto seja totalmente aparente, principalmente se estamos falando de reformas, manutenções e até design.

4 – Iluminação LED

Iluminação LED
Iluminação de LED conectada à estrutura elétrica de canaletas de alumínio.

A iluminação LED é bastante popular nos projetos, atualmente. Além de ser uma opção econômica a longo prazo, consumindo menos energia do que soluções mais convencionais, oferece um custo-benefício acessível e possibilita diversas oportunidades para que designers de interiores e arquitetos criem ambientes mais aconchegantes.

5 – Sensores de presença

Os sensores de presença são uma excelente opção para economizar energia elétrica. Eles funcionam detectando a presença de pessoas através do calor emitido pelos movimentos, utilizando tecnologia infravermelha.

6 – Dimmers

O dimmer é um dispositivo utilizado para controlar a intensidade da luz emitida por lâmpadas ou luminárias. Esta solução permite que o usuário crie a sensação que desejar no ambiente através da sua iluminação.

7 – Iluminação natural

Por fim, a iluminação natural é uma técnica que aproveita o melhor da luminosidade própria do ambiente. Quando a luz natural é projetada com eficiência, ela proporciona claridade nos ambientes, contribuindo para economizar energia elétrica, também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos