NBR de instalações elétricas: conheça as principais Normas ABNT para eletricistas

Para fazer um serviço com total segurança e cumprir com uma padronização que garantirá a qualidade no resultado final, todo eletricista deve ter um amplo conhecimento das Normas da ABNT sobre instalações elétricas e/ou correlatas. Ou seja, as normas importantes para as boas práticas neste setor.

Os projetos elétricos têm a intenção de garantir a satisfação do proprietário de uma casa, empresa, edifício ou um outro espaço que dependa de energia. Quanto melhor for a desenvoltura dos trabalhadores envolvidos, maiores são as chances dos resultados suprirem as expectativas do cliente.

Nos tópicos abaixo, aparecem as principais Normas para instaladores e projetistas conhecerem, suas características e propostas.

Normas referentes aos materiais e boas práticas no serviço

NBR-9050 – ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS

Para garantir a presença da acessibilidade no projeto elétrico, a NBR-9050 tem a proposta de garantir que o resultado final de uma reforma ou obra contemple as condições de cada morador ou público daquele ambiente.

Por exemplo, na construção de lugares públicos são considerados aspectos como rampas na entrada do estabelecimento às pessoas com dificuldade de locomoção, informações em braile em locais pertinentes e outras medidas que tornam possível a mobilidade e o bem-estar dos indivíduos naquele lugar.

NBR-13534 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE – REQUISITOS PARA SEGURANÇA

A NBR-13534 diz respeito às instalações elétricas de baixa tensão, normas importantes que garantem a segurança e o bom funcionamento das instalações elétricas em áreas ligadas à saúde. O intuito é que o profissional sempre trabalhe de maneira preventiva a fim de impedir qualquer flagra ou má consequência no sistema elétrico.

NBR-13570 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM LOCAIS DE AFLUÊNCIAS DE PÚBLICO – REQUISITOS ESPECÍFICOS

Com o propósito de garantir a integridade do público, a NBR-13570 traz regras que impedem qualquer possibilidade de incêndio ou choques elétricos em lugares que apresentem uma grande movimentação diária de pessoas.

NBR-14136 – PLUGS E TOMADAS PARA USO DOMÉSTICO E ANÁLOGO ATÉ 20A/250V EM CORRENTE ALTERNADA – PADRONIZAÇÃO

A NBR-14136 para instalações elétricas é focada na padronização de plugues e tomadas. Segundo o que ela propõe, a tomada precisa ser de apenas dois modelos: de 10 A e de até 20 A. Os plugues precisam se encaixar devidamente nessas duas condições.

RESOLUÇÃO RDC Nº 50 (RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – REGULAMENTO TÉCNICO PARA PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO, ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS FÍSICOS DE ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE) – DA ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA)

A saúde sempre deve ser colocada em primeiro plano e é necessário que os estabelecimentos que prestam serviços que garantem a qualidade de vida da população sigam algumas padronizações para ofertar uma adequada prestação de serviço.

Com isso foi criada a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de Nº 50, um regulamento técnico que garante a segurança dos pacientes e também a responsabilidade e comprometimento do público interno nas soluções propostas nesse segmento com os devidos equipamentos.

Normas adicionais para projetos com rede de dados

Devemos ainda registrar que quando se tratar de projetos de redes de dados, que sempre estão associados às instalações elétricas, se faz necessário ainda, nos determos em duas outras normas a saber:

NBR-14565 – CABEAMENTO ESTRUTURADO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS E DATA CENTERS

A NBR-14565 propõe a padronização de um sistema de cabeamento estruturado. As normas auxiliam o eletricista a fazer esse serviço de maneira correta nos projetos em edifícios.

NBR-16415 – CAMINHOS E ESPAÇOS PARA CABEAMENTO ESTRUTURADO (ESPECIFICA A ESTRUTURA E OS REQUISITOS PARA OS CAMINHOS E ESPAÇOS, DENTRO OU ENTRE EDIFÍCIOS, PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E CABEAMENTO ESTRUTURADO, DE ACORDO COM A NBR-14565)

O eletricista precisa agregar o conhecimento da NBR instalações elétricas do tópico anterior com a NBR-16415 que propõe de forma específica quais são os caminhos e espaços em uma cabeamento estruturado.

Algumas informações em relação a manutenção de instalações elétricas

O ideal é que todas instalações elétricas possuam um atestado de conformidade destas instalações. Embora ainda não obrigatória, esta conformidade já é exigida por alguns órgãos/entidades. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo criou uma INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 41/2011 – INSPEÇÃO VISUAL DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO, DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Apesar de ser uma instrução do estado, deveria ser utilizada por todos. Essa padronização facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros em fazer uma análise preventiva e identificar qualquer risco de incêndio no local.

Neste artigo você conferiu alguns tipos de NBR instalações elétricas para que seus projetos elétricos sigam as normas e evitem qualquer tipo de riscos. Portanto, considere cada uma delas e sempre fique atento aos assuntos relacionados a sua área.

Para contribuir no seu aprimoramento profissional, indicamos como conteúdo complementar a esse o artigo sobre erros mais comuns em projetos elétricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos