Manutenção elétrica: mais preventivas e menos corretivas

Todo engenheiro, eletricista ou profissional qualificado precisa se preocupar com a manutenção elétrica. Não somente na intenção de surpreendê-lo com a qualidade, mas com soluções que tragam segurança e conforto ao dia a dia dele.

É impossível falar de cuidados nessas áreas sem ter que citar a manutenção elétrica. Afinal, é um serviço que ajuda os profissionais a identificarem irregularidades e  evitar problemas maiores no futuro.

Dentro dessa esfera, devemos trabalhar com uma determinada premissa: mais preventivas e menos corretivas. Quer saber o porquê dela ser tão importante? Então continue conosco e tire suas dúvidas nos tópicos abaixo.

O que é uma manutenção elétrica preventiva

Uma manutenção elétrica preventiva tem como finalidade principal evitar todos os riscos possíveis nos sistemas elétricos. O profissional é encarregado de encontrar falhas, fazer uma supervisão geral e verificar se as máquinas e instalações estão sujeitas a danos ou propensas a parar o funcionamento.

Esse último fator pode ser muito danoso ao ambiente de trabalho, uma vez que todos lidam com um determinado cronograma de entregas internas e externas.

Uma fatalidade dessa natureza pode causar diferentes prejuízos às empresas. Sem falar nos casos de incêndios, acidentes e demais problemas que poderiam ser evitados com uma análise prévia.

Diferença da manutenção elétrica corretiva e preditiva

A diferença entre a manutenção elétrica corretiva e a preditiva está justamente na finalidade que cada uma traz. Enquanto a preditiva estuda possíveis cenários nocivos para aprender a combatê-los com soluções práticas, a corretiva repara as consequências geradas após um determinado problema ou falha.

Ou seja, é necessário analisar o que foi danificado, repor peças e dar procedimento às demais atividades que demandam tempo e o pagamento de um serviço que nem sempre faz parte do controle de riscos e de gastos de algumas empresas.

O papel do eletricista na conscientização dos clientes

Como foi dito anteriormente, existem fatores que podem trazer bastante prejuízos a uma empresa. Recomendar a prevenção é muito mais que garantir a satisfação do cliente, mas também evita a perda de tempo com correções que poderiam ser evitadas.

Além desse diferencial na manutenção elétrica, você também pode garantir a segurança nos materiais de instalação. Por exemplo, a importância da blindagem magnética nas canaletas de alumínio. Seja em corporações ou residências, essa solução traz a diminuição do ruído magnético e problemas de compatibilidade eletromagnética.

Periodicidade ideal

Tudo dependerá de como a empresa ou residência está sendo usada. Por exemplo, se o locatário sai de um determinado imóvel é recomendável que o locador faça uma manutenção elétrica preventiva a fim de prevenir novos moradores de qualquer irregularidade que a casa possa apresentar.

Como a própria NBR 5410 fala, tudo vai depender da sapiência do profissional na hora da análise e do estado dos equipamentos presentes naquele lugar.

Essas foram as nossas dicas sobre manutenção elétrica e o quanto é necessário aconselhar o cliente a fazê-la de maneira preventiva. Portanto, considere essas informações e oriente seus clientes a investir em soluções inteligentes para o futuro.

Nós da DUTOTEC® investimos em tecnologias de ponta para trazer soluções de qualidade aos seus projetos. Visite agora nosso site e conheça nossos diferenciais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos