Canaleta de piso: 4 cuidados para escolher a sua e não errar no projeto

A escolha da canaleta de piso para um projeto de cabeamento ou fiação elétrica é muito importante, seja qual for o ambiente em questão. Isso porque elas precisam garantir a segurança do ambiente e a durabilidade das instalações.

Para ajudá-lo a não errar na compra, veja quais são os quatro principais cuidados para escolher a canaleta de piso ideal para o seu projeto:

1 – Em instalações aparentes: tampa que previna tropeços

Em instalações aparentes, um cuidado muito importante para escolher a canaleta de piso é com o formato da tampa.

Isso porque a maioria das canaletas para passagem de fios e cabos são no formato quadradinho, incluindo a parte superior, que será “pisada”. Nesses casos, esses cantos pontiagudos podem sim trancar o calçado de alguém ou ocasionar tropeços.

Por isso, escolha canaletas que tenham a tampa arredondada nos cantos, são perfeitas para instalações sobre o piso, já que evitam esse tipo de acidente. Um bom exemplo é a linha Duto Slim, conheça:

2 – Material resistente a peso

Como estamos falando de instalações aparentes nesse tópico, é entendido que essas canaletas precisam ser resistentes ao fluxo de passagem por cima dela. Ou seja: pessoas e até mesmo veículos, dependendo do local.

Logo, além da preocupação com a qualidade do material, verifique também a capacidade que as canaletas possuem de suportar muito peso sobre elas. Olha só o teste feito pela DUTOTEC e entenda melhor essa relação:

Para instalações aparentes e sob-piso

Agora, algumas dicas mais gerais, que são importantes tanto para instalações aparentes como sob-piso:

3 – Material resistente a fatores externos

A canaleta de piso também precisa ser resistente à fatores externos para que sua durabilidade seja maior e dispense a troca frequente. Esse cuidado é ainda maior com estruturas que ficam sob o piso, já que é inviável fazer reformas recorrentes para garantir que a canaleta esteja em perfeito estado.

Para isso, é preciso escolher uma solução que garanta a durabilidade do material quanto a isso. Nesse caso, a nossa dica é sempre optar por canaletas de alumínio, já que esse material é:

  • resistente a agentes externos, como intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos;
  • de alta durabilidade em ambientes agressivos e orla marítima;
  • resistente à corrosão, já que possui autoproteção natural e para ser destruído precisa de uma condição agressiva ou por substância específica para tal.

4 – Blindagem eletromagnética

Por fim, garanta que as canaletas de piso que irá escolher tenham um sistema de blindagem eletromagnética. Para isso, ela precisa ser de alumínio — que reduz a interferência magnética em diferentes cabos — e ter os compartimentos internos que separem os cabos e a fiação elétrica. Dessa forma:

Conclusão

Em suma, os itens que você precisa se atentar para a escolha da canaleta de piso para o seu projeto, são: formato e resistência (peso, fatores externos e interferência eletromagnética). Ou seja, todos esses itens podem ser encontrados nas canaletas fabricadas em alumínio!

Para conhecer todas as nossas soluções nesse material, veja nossas linhas de canaletas de alumínio e escolha a melhor para o seu caso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos