O piso elevado costuma ser mais usado em projetos corporativos, como escritórios, hospitais, escolas e comércio. Mas, nada impede de usá-lo como opção residencial, também. A escolha vai depender de você, se julgar vantajoso, e aprová-la com seu cliente.
Entretanto, os pisos elevados são mais indicados para estruturas que recebem instalações embutidas de cabeamento de rede, fiação elétrica ou tubulações de climatização e água. Isso porque, com o piso elevado, não só é mais fácil colocar todas essas passagens, como também fazer a manutenção periódica destas.
Mas, essa vantagem e algumas outras, você verá a seguir.
Facilidade e praticidade da instalação
O mais trabalhoso no caso do piso elevado, acredite, é o desenvolvimento do projeto — que também não tem mistério algum, apenas precisa considerar desníveis, portas, escadas, degraus, entre outras condições do ambiente.
Depois do projeto pronto, a colocação do piso elevado ocorre em duas rápidas etapas:
- instalação dos pedestais nos locais indicados no projeto;
- encaixe dos pisos nesses pedestais.
Liberdade para manutenções e reformas
O piso elevado dá uma liberdade muito grande para manutenções e reformas. Isso porque, com a mesma facilidade que são colocados, também são retirados. Ou seja, não só é mais fácil, como também menos custoso ter acesso em estruturas embutidas, como cabeamento, fiação, tubulações e outros.
Além disso, caso seja necessário trocar algum piso ou todo ele em uma reforma, basta retirá-lo e colocar o novo, sem quebra-quebra e muito menos local interditado por dias.
Conectividade em todos os cantos do ambiente
Uma das grandes reclamações em muitos projetos, inclusive a necessidade de reformas, geralmente, é a falta de tomadas em locais onde as pessoas estão precisando usá-las. Mas, com o piso elevado, é muito mais fácil distribuir tomadas e USBs por todos os cantos do local em questão.
Isso acontece porque a fiação elétrica, assim como os cabos de rede, podem ser instalados sob o piso elevado, com canaletas de alumínio, percorrendo todo o local. Assim, você só precisa escolher em quais pontos colocar as caixas de piso — conectadas às canaletas através de eletrodutos flexíveis —, com as tomadas e as USBs.
Diversidade de revestimentos
A decoração e harmonização com o ambiente não é um problema caso a escolha seja o piso elevado, já que existem diversas opções de revestimento para escolher. Entre as mais conhecidas, temos:
- Vinílico;
- Laminado;
- Carpete;
- E, até mesmo, placas de cimento e/ou pedras naturais!
Resistente e durável
Apesar de ser elevado, a estrutura que sustenta esse piso, assim como as suas placas, são muito resistentes ao tráfego de pessoas e cargas pesadas. Tanto é que o piso elevado pode ser usado em galpões, por exemplo.
O que vai determinar o quando seu piso elevado suporta é o projeto, que precisa prever o melhor revestimento para o local, assim como a quantidade necessária de pedestais.
Conheça a linha Duto Canal
As canaletas Duto Canal são uma opção para instalar sob pisos elevados e proteger o cabeamento de rede e a fiação elétrica.
Acesse nossa página da Duto Canal ou nosso catálogo online para conhecer toda a linha, com as canaletas, acessórios e curvas, além de verificar aspectos mais técnicos e as tabelas de taxa de ocupação de cabos e fios.
Ou, se preferir, nos chame no WhatsApp! Nossa equipe está pronta para atendê-lo.