Canaletas para Data Centers: o que cuidar na escolha desse material?

As canaletas para Data Centers exigem alguns cuidados especiais, que estão diretamente ligados com a qualidade e segurança do projeto como um todo.

Por isso, hoje iremos falar sobre blindagem (tanto externa quanto interna) dos cabos, robustez (capacidade de ocupação) e a importância desses produtos estarem de acordo com as normas.

Blindagem externa: impede interferências vindas de fora

Para evitar interferências externas, o ideal é que o material de fabricação da canaleta escolhida tenha a capacidade de impedir que esses sinais adentrem o interior, onde ficam os cabos.

Sendo assim, as canaletas de alumínio DUTOTEC acabam sendo a melhor opção do mercado, atualmente, já que esse material impede que qualquer interferência externa venha a prejudicar a performance da estrutura de cabeamento em questão.

Blindagem interna: impede interferências entre os cabos

Além dos fatores que vêm de fora, também precisamos nos preocupar com o que acontece dentro da própria canaleta, já que diferentes tipos de cabo existentes dentro da canaleta podem interferir entre si, causando a perda de eficiência das redes.

Por isso, as canaletas para Data Centers precisam ter divisórias internas, o quanto for necessário para organizar e separar o cabeamento. Ou seja, é importante que essa estrutura também seja em alumínio e que seja estudada junto com a canaleta para garantir que a blindagem eletromagnética esteja acontecendo em perfeito estado.

Canaleta de alumínio DUTOTEC
Na imagem acima, um exemplo de uma canaleta DUTOTEC aberta e fechada, para mostrar a divisória interna, também em alumínio.

Robustez: capacidade de ocupação interna na canaleta

Dependendo do tamanho do seu projeto em um Data Center, será necessário recorrer a canaletas mais robustas. Ou seja, com um bom espaço interno para ocupação de cabos e também com possibilidade de por mais que uma divisória.

Para isso, o ideal é acessar o nosso guia comparativo entre as canaletas DUTOTEC, para entender qual a capacidade de ocupação (tabela técnica de capacidade de cabos para cada tipo de canaleta) de cada uma delas e qual a ideal para tamanho do seu projeto.

Mas, já de antemão: temos opções para todas as situações, em caso de uma solução personalizada, basta entrar em contato conosco para indicarmos a melhor solução para você.

Normas: mais segurança e qualidade para o Data Center

Um dos diferenciais de escolher DUTOTEC é ter a certeza de que as soluções são de qualidade e seguras para a estrutura e para os usuários do ambiente. Isso porque as nossas canaletas cumprem as principais normas referentes a canaletas para cabeamento estruturado, que são:

  • NBR 14565: cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers;
  • EIA/TIA 568-A: cabeamento de telecomunicações “Cat5e” para edifícios comerciais;
  • EIA/TIA 568-B.2.1: cabeamento de telecomunicações “Cat6” para edifícios comerciais;
  • EIA/TIA 569-A: caminhos e espaços de telecomunicações para rede interna estruturada;
  • EIA/TIA 606-A: administração de infraestrutura de telecomunicações.

Conclusão

O ideal é garantir que qualquer canaleta para Data Centers sejam feitas em alumínio, assim como suas divisórias internas. Além disso, que sejam espaçosos o suficiente para acomodar os cabos sem apertá-los, o que pode ser prejudicial à performance e a durabilidade destes.

Por fim, que elas estejam de acordo com as normas que regem as estruturas de cabeamento de rede, para que seu projeto tenha qualidade e segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos