Uma obra sustentável é aquela que prioriza a proteção ambiental, um tema que cada vez mais vem sendo valorizado pela sociedade e que precisa fazer parte do dia a dia na indústria da construção civil.
O conceito de sustentabilidade nesse segmento envolve:
- consumo de pouca água durante o processo de construção,
- uso de materiais recicláveis ou que se renovam,
- eliminação dos desperdícios de materiais,
- descarte adequado dos resíduos,
- implantação de soluções voltadas à economia de água e energia elétrica.
Como se observa, a sustentabilidade contribui para a proteção do meio ambiente e colabora de maneira efetiva na diminuição dos custos das empresas envolvidas nas construções, como também na manutenção mensal dos usuários desses imóveis após a entrega das obras.
Todos ganham quando estes cuidados passam a fazer parte do dia a dia dos profissionais que projetam, constroem ou reformam os imóveis.
Neste post, apresentaremos detalhes de como a instalação elétrica contribui para uma obra sustentável. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Como fazer a instalação elétrica em uma obra sustentável?
Como vimos, uma obra sustentável é aquela que prioriza a economia dos recursos e está voltada ao melhor aproveitamento de todos os materiais utilizados durante a construção.
O conceito exige que as instalações utilizem ferramentas e infraestrutura que possibilitem a sustentabilidade no consumo de água e energia elétrica, garantindo conforto, economia e facilidades nos processos de manutenção.
A instalação elétrica pode colaborar efetivamente com esse conceito, quando as seguintes ações podem fazer parte do dia a dia dos profissionais envolvidos nos projetos:
Use canaletas de alumínio
O uso das canaletas de alumínio para a instalação da fiação é uma excelente opção, garantindo:
- blindagem eletromagnética,
- segurança nas instalações, pois não propaga chamas,
- durabilidade e resistência,
- facilidades nos processos de manutenção,
- beleza e elegância ao ambiente.
Além disso, o alumínio é um material reciclável, ou seja, pode ser completamente aproveitado depois do seu descarte.
Opte por lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED duram até 25 vezes mais do que as incandescentes e, além disso, possuem a capacidade de conversão de 60% da energia em luz.
No caso das lâmpadas incandescentes, esse percentual atinge apenas 10%.
Como resultado, há a economia no consumo de energia elétrica e redução das contas junto à concessionária.
Invista em painéis voltaicos
O investimento em painéis voltaicos é outra ação voltada ao desenvolvimento de uma obra sustentável, uma vez que converte a energia solar em elétrica.
Isso significa garantir a autonomia energética da edificação e colaborar com a preservação do meio ambiente.
Faça isolamento térmico
O isolamento térmico diz respeito à busca por soluções ecológicas que contribuam para a manutenção de temperaturas agradáveis no interior das edificações.
Essa ação diminui significativamente o uso de:
- ventiladores,
- condicionadores de ar,
- aquecedores.
O uso de mantas térmicas nos telhados e tintas, ou materiais adequados para o revestimento das paredes, contribui para a redução de trocas de temperaturas.
Consequentemente, existe uma redução no consumo de energia elétrica com os processos de climatização.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto, conheça nosso guia: comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto e confira as possibilidades existentes para atender as particularidades de sua obra!