Como aumentar a vida útil da instalação elétrica?

O aumento e a manutenção da vida útil da instalação elétrica é um assunto que precisa ser priorizado por todos os envolvidos nos projetos da indústria da construção civil.

A má conservação, improvisações e falta de manutenção são as principais causas dos acidentes envolvendo perdas materiais e graves acidentes quando o assunto envolve a eletricidade.

De acordo com o professor Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a revisão das instalações elétricas deve ser realizada a cada 5 anos.

Além da revisão, outro fator importante está na utilização de materiais que garantam qualidade às estruturas.

Neste post, apresentaremos dicas importantes para aumentar a vida útil da instalação elétrica. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

Qual a vida útil da instalação elétrica?

A vida útil da instalação elétrica está diretamente associada à utilização e a conservação dessa estrutura.

Isso significa que para medir esse tempo, é necessário conhecer detalhes dos:

  • materiais utilizados,
  • qualidade da infraestrutura,
  • forma de utilização,
  • cuidados e manutenção dos ambientes.

Desse modo, dependendo dessas variáveis, as instalações podem funcionar perfeitamente por mais de 5 anos ou poderão apresentar problemas em alguns dias após a sua instalação.

Como aumentar a vida útil da instalação elétrica?

Canaleta Azul Dutotec aplicada na parede

Para aumentar a vida útil da instalação elétrica, é preciso tomar cuidado.

Alguns erros que comprometem as instalações são os seguintes:

  • ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada e sobrecarregar o sistema,
  • erros no dimensionamento dos fios e aparelhos conectados às tomadas,
  • fios desencapados,
  • ligações realizadas de maneira inadequada.

Por outro lado, para garantir o sucesso será preciso um estudo para verificar as necessidades elétricas do ambiente, avaliando a quantidade de tomadas e interruptores que precisam estar à disposição.

Além disso, o uso de canaletas é fundamental para a proteção dos materiais. Por isso, fazer a escolha pelas soluções da Dutotec garante ao seu ambiente:

  • segurança aos usuários e instaladores,
  • durabilidade,
  • resistência mecânica,
  • versatilidade,
  • elegância e beleza ao ambiente.

Outro grande diferencial é a facilidade de instalação e manutenção, que evita obras e quebra quebra. Ao abrir a tampa da canaleta, é possível ver o estado da fiação e realizar qualquer reparo que seja necessário, de forma rápida e simples.

Dê play no vídeo abaixo e veja esse processo na prática.

Quando é necessário renovar as instalações?

A vida útil da instalação elétrica, como vimos, está diretamente associada à qualidade dos materiais e cuidados que precisam ser tomados durante a implementação e manutenção dos ambientes.

Renovar esses sistemas é uma maneira inteligente de garantir qualidade, especialmente quando canaletas de alumínio passam a ser utilizadas para proteger os fios.

Essa ação, além de proteger as pessoas e o ambiente, evita a quebra de paredes e facilita significativamente a inclusão de tomadas e mudanças estruturais no projeto.

Assim, se as suas instalações não estão conforme as normas técnicas e recomendações, elas colocam em risco a segurança das pessoas. Essa é a hora de uma renovação.

Um bom sinal para perceber essa necessidade está em observar o cheiro de plástico queimado, o mau funcionamento de plugues, interruptores e lâmpadas.

Optar pelo uso de canaletas, além de aumentar a vida útil da instalação elétrica, torna todo o processo de instalação, como de manutenção, simples e descomplicado.

Se você ainda possui dúvidas a esse respeito ou deseja conhecer detalhes das canaletas de alumínio da Dutotec, acesse nosso site e confira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos