As luzes de emergência estão presentes em diversos estabelecimentos comerciais, assim como em escritórios e outros ambientes corporativos. Além destes, em espaços residenciais também, como prédios e condomínios.
Em suma, elas desempenham um papel importante na prevenção de acidentes e na garantia da segurança dos ocupantes ao saírem de um estabelecimento quando não há luz disponível para enxergar o caminho.
Mas, falando do ponto de vista do eletricista, qual a melhor forma de instalar essas luzes sem que os fios fiquem expostos e com praticidade, evitando o quebra-quebra de paredes? Veja a seguir!
Importância das luzes de emergência
A implementação de um sistema de luzes de emergência é indispensável em locais onde ocorre a convivência de muitas pessoas, tanto em espaços comerciais e corporativos, quanto residenciais.
Por exemplo, essa iluminação faz toda a diferença em situações de queda de energia, incêndios e outras emergências, que demandem uma evacuação imediata, já que ajudam a guiar e agilizar a saída segura das pessoas presentes no ambiente.
Na prática, as luzes emergenciais são ativadas automaticamente, levando uma iluminação abrangente (tanto na vertical quanto na horizontal). Isso permite a visibilidade mais clara do caminho até a saída do local.
Papel das canaletas de alumínio nessas instalações
Ao instalar um sistema de iluminação de emergência, é fundamental analisar os detalhes do local onde será implementado. Isso inclui o cálculo da quantidade necessária de iluminação para cobrir o ambiente, a distância entre as luzes, os pontos de conectividade, entre outros.
Porém, duas questões sobre essas instalações são fáceis de resolver com canaletas de alumínio, veja:
Pontos de energia
As luzes de emergência operam com bateria. Porém, durante os períodos de inatividade, elas permanecem conectadas à tomada, recarregando a bateria com energia da rede elétrica. Em caso de queda de energia, são acionadas automaticamente, utilizando a energia armazenada na bateria.
Para sua instalação, é necessário selecionar um local próximo a uma fonte de energia elétrica. É preciso fornecer um ponto de conexão para a fonte de alimentação e determinar o local de fixação apropriado.
Então, para facilitar esse processo, um bom recurso são as canaletas. Com ela, você só precisa encontrar um ponto de energia, desenhar o caminho do sistema, instalar as canaletas nesse trajeto e organizar os fios dentro destas.
Assim, basta instalar a quantidade de tomadas que desejar, inclusive uma para cada luz (se for o caso do cliente desejar que as lâmpadas possam ser conectadas e desconectadas da fonte de energia sempre que desejarem).
Esconder fios
Para facilitar as instalações de luzes de emergências, as canaletas de alumínio são uma boa indicação, já que dispensam a abertura de paredes e permitem a criação de um sistema sem que a fiação exposta.
Esse recurso também é uma vantagem para manutenções futuras, já que basta abrir e fechar a tampa da caneta para ter acesso aos fios e guardá-los novamente com segurança. Por fim, é uma forma de facilitar a adição de tomadas sempre que houver necessidade.
Observação: outra opção de instalação é que as luzes de emergência podem ser conectadas diretamente na fiação, dispensando o uso de tomadas. Dessa forma, os fios também podem ficar escondidos nas canaletas e a instalação é realizada sem quebra-quebra nas paredes.
Peça um orçamento gratuito para canaletas de alumínio
Acesse nosso site, conheça nossos modelos de canaletas de alumínio e peça um orçamento de acordo com as necessidades do seu projeto!