O que uma canaleta externa para fios precisa para ter qualidade?

Instalações embutidas e externas possuem cuidados diferentes, inclusive na escolha dos materiais estruturais, principalmente as canaletas. Por isso, fica a pergunta: você sabe todos os atributos que uma canaleta externa para fios precisa ter para garantir qualidade e segurança no projeto?

Fabricada em material resistente e durável

É muito importante que as canaletas escolhidas sejam resistentes a fatores externos, como mudanças de clima que geram umidade e, consequentemente, a corrosão. Além disso, também podemos citar calor e frio extremos, que dependendo do material da canaleta, também pode comprometê-la — por exemplo, aquecer muito os fios internamente.

No caso das canaletas de alumínio, o próprio material em si já é resistente o suficiente para fatores externos. Mas, outro ponto positivo dela é a vedação da tampa, que é feita com pressão, ou seja, impede boa parte da entrada de sujeiras e insetos, que também podem comprometer a fiação.

Por fim, um acabamento durável também é importante, que não descasque ou resseque com o tempo.

👉 Para mais detalhes, conheça as vantagens do alumínio em canaletas!

Resistente a peso e anti-quedas (quando no chão)

Quando as canaletas externas precisam ser instaladas sobre o piso, é importante que elas sejam resistentes ao peso do tráfego — de pessoas e/ou de veículos, dependendo do ambiente.

Além disso, a prevenção contra quedas também deve ser uma preocupação. Ou seja, as canaletas precisam ter os cantos “rebaixados”, para que as pessoas não corram o risco de trancar o pé enquanto caminham.

👉 Para mais detalhes, leia nosso conteúdo sobre canaletas de piso!

Capacidade exata para a quantidade de fios e cabos

A especificação das canaletas precisa ser correta, para que não corra o risco de os fios ficarem apertados na parte interna e comprometer sua integridade. Além disso, em instalações híbridas — fios e cabos — sempre escolher canaletas com a divisória interna, que evita o contato e interferência entre elas.

👉 Para ver a capacidade das nossas canaletas, veja este guia!

Linha completa de acessórios e equipamentos

Como a canaleta externa para fios vai ficar visível a todos que frequentam o ambiente, é impossível não pensar na escolha visual delas também. Ou seja, não basta apenas escolher uma canaleta bonita: você também precisa que os acessórios e equipamentos combinem com ela.

Por exemplo, as curvas, derivações, porta-equipamentos — tomadas —, arremates, entre outros. Quando as canaletas fazem parte de uma linha completa, todos os componentes foram feitos para combinar entre si.

Agora, quando as peças são compradas individualmente, pode ser que a composição não fique tão agradável no ambiente.

👉 Para conhecer linhas completas, veja nossa página de canaletas de alumínio!

Proteção anti-fungos e anti-bactérias

Para finalizar, se a canaleta externa para fios que você precisa é para um local ligado a saúde, como hospitais e clínicas, um cuidado muito importante é o acabamento em tinta NO BACT, que atua contra a proliferação de fungos e bactérias, algo importante para a higienização desses locais.

👉 Para saber mais, conheça todos os cuidados com canaletas para ambientes da saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos