Home office: cuidados na instalação elétrica e como facilitar esse processo

O home office é uma realidade nas empresas e uma preferência entre os profissionais dos mais diversos setores.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em outubro de 2022, 32,7% das empresas adotaram o home-office no Brasil.

Também temos uma matéria no caderno de economia do Uol informando que entre 2020 e 2022 houve um aumento de 491% na quantidade de profissionais que moram no Brasil e prestam serviços em casa para empresas de outros países.

Porém, essa tendência contribuiu para aumentar o consumo de energia elétrica nas casas, sem contar que a maioria das instalações não está devidamente preparada para suportar a nova demanda, resultando em sobrecarga da rede e riscos para todos. 

Neste post, você vai conhecer alguns cuidados essenciais que devem ser tomados na instalação elétrica e como é possível facilitar todo esse processo para o seu cliente e agregar valor ao seu projeto. Confira.

Cuidados para não sobrecarregar a instalação elétrica do home office

Como falamos, o home office resultou em maior consumo de energia nas residências e uma alta demanda por tomadas, em virtude da necessidade de conectar os mais diversos eletrônicos e equipamentos usados na execução da tarefa profissional.

Porém, muitos profissionais ainda trabalham de forma improvisada com escritórios propensos a sobrecargas, por falta de um projeto e instalação elétrica adequada.

Muitas pessoas, então, optam por usar adaptadores para conectar computadores, impressoras, celulares, monitores, roteador, modem, TV e outros, o que aumenta as chances de haver sobrecarga. Nesses casos, a régua ou filtro de linha são essenciais.

Outro cuidado é disponibilizar tomadas para equipamentos de 20 A com plugs mais grossos e de 10 A que possui uma abertura menor.

Facilite seu processo de instalação com canaletas Dutotec

Especialmente falando na necessidade de multiplicar tomadas e interruptores em home office, as canaletas são elementos que não podem faltar no projeto de instalações elétricas, sem contar que as aparentes dão o diferencial na decoração.

Apresentamos para você 4 modelos de canaletas da Dutotec que farão a diferença na hora de montar um home-office. 

São elas:

Dutotec X

blog-dutotec-x-office-dutotec

A canaleta Dutotec X é recomendada especialmente para instalações elétricas residenciais, por isso pode ser a opção ideal para ajudar a criar um home office eficiente.

Produzidas em barras de 2 metros, seu uso é predominante para instalações aparentes em paredes, embora possa ser instalado por sobre o piso. 

Sua base é produzida nas cores preta ou branca e as tampas podem ser encontradas em preto, branco, grafite, laranja, amarelo, azul, vermelho e verde, o que possibilita fazer um jogo de cores na hora de combinar e harmonizar as tonalidades com outros objetos do escritório.

Especificações: a canaleta Dutotec X possui uma divisória interna fixa (duas passagens de tamanhos diferentes, na proporção 2/3 × 1/3), com capacidade máxima de cabos de 582 mm² (53×15).

Duto Slim

blog-CANALETA-slim-dutotec

O Duto Slim da Dutotec foi desenvolvido para atender as necessidades das pequenas instalações aparentes em residências, especialmente para ser usada por sobre os pisos, podendo ser aplicada também em paredes.

Com acabamento em alumínio extrudado, a canaleta é fornecida em barras de 1,5 m com tampas curvas lisas, produzido nas cores natural, alumínio, bege, cinza texturizado e branca, o que contribui para combinar tonalidades e harmonizar as canaletas com a decoração do home-office e da casa.

Especificações: apresenta uma divisória interna fixa (possuindo duas passagens de tamanhos iguais 1/2 x 1/2) e capacidade de cabos máxima de 300 mm² (53×14).

Dutotec ROD

blog-CANALETA-E-TAMPA-TERMINAL-dutotec

A Dutotec ROD é a canaleta ideal para instalações elétricas aparentes, como substituição de rodapés, conferindo um excelente acabamento tanto ao piso como à parede do home office.

A canaleta é produzida totalmente em alumínio, disponibilizada na branca e fornecida em barras de 3 metros. Possui tampas lisas, com detalhes e saliência, junto às duas extremidades laterais dela.

Especificações: possui passagem única, não apresentando divisórias internas, o que confere uma capacidade máxima de cabeamento de 2200 mm² (100×22).

Neste vídeo, você conhece melhor como funciona a canaleta que substitui o rodapé. Dê play e confira.

Dutotec Standard 

blog-Duplo-45mm-TipoC-cinza-dutotec

A canaleta Dutotec Standard, modelos 25 mm e 45 mm, pode ser usada nas instalações elétricas aparentes ou embutidas, na hora de projetar o home office.

Ambos os modelos são compostas por barras de 3 metros e suas bases são produzidas nas cores natural, anodizada fosca, bege, cinza texturizado, cinza, branca e preta. 

Suas tampas são encontradas nas mesmas tonalidades das bases mais as opções alumínio, amarela, vermelha, azul, verde e branco antibacteriano, sem contar que essas peças podem ser encontradas nos formatos: plana, ranhurada ou lisa, curva, lisa ou ranhurada.

Especificações

A canaleta Dutotec Standart modelo 73 x 25 pode ter até duas divisórias internas (oferecendo três passagens), com capacidade máxima para cabeamento de 1480 mm² (73 × 23).

A canaleta Dutotec Standart 73 x 45 pode possuir uma divisória interna (duas passagens), com capacidade máxima de 2880 mm² (73 x 43).

Agora que você conferiu como as canaletas facilitam todo o processo de instalação elétrica do home office e conheceu nossas soluções, que tal continuar a leitura e ver nossas dicas sobre como ter tomadas escondidas na parede?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos