Programa para cálculo estrutural: 5 opções para engenheiros de todas as áreas

O benefício de usar um programa para cálculo estrutural é a melhora na produtividade e facilidade nos fluxos de trabalho. Afinal, um software pode agilizar diversas etapas de um processo, além de dar uma garantia maior nos resultados finais.

Outro ponto interessante é que a maioria dos programas para cálculo estrutural já vem adequados às normas reguladoras ou podem ser configurados para isso. Logo, mais uma forma de evitar possíveis alterações futuras no projeto.

Além disso tudo, também tem a vantagem de ter tudo salvo para quando precisar resgatar as informações, com menores chances de perda. E, ainda, dependendo do software, também há a integração com informações de outros projetos!

Dito isso, trouxemos cinco programas que com certeza ajudarão muito nas suas análises e cálculos estruturais:

1 – AltoQi/ QiBuilder

O QiBuilder permite o desenvolvimento de projetos integrados, já que utiliza o recurso BIM para isso. Ademais, é um software de análises e cálculos para as mais diversas estruturas, como:

  • hidrossanitário;
  • elétrico;
  • preventivo de incêndio;
  • SPDA;
  • gás;
  • cabeamento estruturado;
  • climatização;
  • alvenaria estrutura.

Dica: a DUTOTEC tem sua própria biblioteca para QiBuilder, para que você possa simular o uso de estruturas com as nossas canaletas de alumínio da linha Standard. Para baixar, clique aqui!

2 – Robot

O Robot Structural Analysis Professional é um software da Autodesk, muito conhecido por também ter outro software famoso no ramo, que é o Revit — que usa os recursos do BIM. No caso do Robot, é preciso configurá-lo com as normas e regulamentações brasileiras, pois o programa vem “cru” para uso.

O Robot também é integrado ao BIM, então é possível fazer toda a troca de dados com o Revit.

3 – TQS

O TQS já tem um foco maior em cálculos estruturais de edificações que serão feitas em concreto pretendido e armado, além de estruturas pré-moldadas. Esse software usa o editor CAD e na prática é bem simples de usá-lo, basta fornecer todas as informações do projeto que o programa irá calcular em uma simulação.

Outro ponto interessante é que o TQS já vem configurado para atender as normas brasileiras, como a NBR 6118/2014.

4 – Cypecad

O Cypecad é conhecido por ser muito versátil em suas possibilidades para projetos em pilares, lajes e fundações. Para ter uma ideia, é possível calcular estruturas de:

  • concreto armado;
  • concreto protendido;
  • pré-moldados;
  • mistos de concreto e aço.

Além disso, nos recursos relacionados ao detalhamento e dimensionamento de estruturas, o Cypecad está configurado para atender às normas brasileiras. São elas: NBR 6118:2014, NBR 6122, NBR 6120, NBR 7480, NBR 6123 e NBR 8681.

5 – Eberick

Já o Eberick também se destaca pela sua versatilidade, mas no sentido mais amplo, já que esse software vai além dos cálculos estruturais. Ou seja, além das análises, ele também oferece recursos de modelagem e dimensionamento.

Qual o seu programa para cálculo estrutural?

Você já usou algum dos softwares de cálculo estrutural que trouxemos? Se sim, conte sua experiência nos comentários, isso irá ajudar na escolha de outros profissionais que estão lendo esse conteúdo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos