Entenda a importância de renovar a instalação elétrica dos ambientes

Você sabe quando e como renovar a instalação elétrica de determinado ambiente?

Com o passar do tempo todos os materiais se desgastam, exigindo que providências sejam tomadas para evitar acidentes que venham a causar sérios prejuízos e colocar em risco a vida das pessoas.

Com eletricidade não se brinca, pois não são raros os casos de incêndios e sérios problemas ocasionados pelo desgaste das instalações, situação que periodicamente fazem parte dos noticiários.

Para se ter ideia do problema, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no primeiro semestre de 2022 ocorreram no Brasil 949 acidentes de origem elétrica.

Neste post, apresentaremos a importância de renovar a instalação elétrica dos ambientes, garantindo segurança e conforto aos seus usuários. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

Por que é necessário renovar a instalação elétrica?

Renovar a instalação elétrica de um ambiente é necessário quando se percebe que ela não atende mais de maneira adequada às demandas do imóvel.

A durabilidade média dessas instalações, quando projetadas e executadas seguindo as normas técnicas estabelecidas, é de aproximadamente 25 anos.

Porém, um curto-circuito acontece em apenas 4 segundos, a partir das seguintes situações:

  • muitos aparelhos ligados em uma mesma tomada (sobrecarga),
  • falha no dimensionamento dos fios e aparelhos conectados às tomadas,
  • falta de manutenção na rede elétrica,
  • fios desencapados,
  • ligações feitas de forma incorreta.

Sinais que sua instalação elétrica precisa ser renovada

Existem sinais que precisam de atenção e que demonstram possibilidades de problemas nas instalações elétricas.

Um deles é o cheiro, quando uma sobrecarga de energia pode estar aquecendo os cabos e fios. Então, o característico odor de plástico queimado é percebido no ambiente.

Outro sinal que merece a atenção diz respeito à falta de funcionamento de plugues, interruptores e lâmpadas.

Nessa situação, fios podem estar desconectados ou rompidos, quando passam a ser ameaças para a geração de um curto-circuito.

Dicas para facilitar a renovação da instalação elétrica

blog-sala-dutotec

Diante desses sinais, é fundamental que uma análise a respeito seja realizada, quando será necessário renovar a instalação elétrica do ambiente.

Essa renovação precisa partir de um estudo das necessidades, ou seja, uma avaliação do que será ligado na rede de energia elétrica.

A partir dessa análise, é preciso avaliar os tipos de fios, cabos e bitolas que serão utilizados, considerando a demanda e os locais que interruptores e tomadas precisam estar disponíveis.

Uma maneira inteligente de evitar obras complexas envolvendo quebras de paredes está em contar com o uso de canaletas.

Essas canaletas podem ser utilizadas em todos os espaços, não comprometendo o design do ambiente e possibilitando que novas tomadas sejam instaladas, um facilitador para futuras mudanças no ambiente.

Além disso, facilitam significativamente as tarefas envolvendo manutenções.

Como exemplo, a linha de canaletas de alumínio da Dutotec garantem:

  • segurança aos usuários, instaladores e público em geral,
  • durabilidade,
  • resistência mecânica,
  • versatilidade,
  • elegância no acabamento.

Renovar a instalação elétrica dos ambientes contando com as canaletas Dutotec reduz a interferência eletromagnética (EMI), garante a segurança do ambiente em função dos materiais utilizados em sua composição e atende as normas técnicas nacionais e internacionais.

Agora que você conhece detalhes a respeito desse importante tema, leia também nosso post que apresenta os 7 erros mais comuns em uma rede elétrica residencial!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos