Existem diversos tipos de condutores elétricos, cada qual voltado a determinadas situações e atendendo com qualidade aos objetivos pelos quais foram desenvolvidos.
A partir dos estudos realizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especificações foram estabelecidas, garantindo qualidade e segurança para as mais diversas necessidades nas instalações elétricas.
Independente do cabeamento a ser utilizado, o fato é que o uso de canaletas é uma excelente opção para facilitar os trabalhos e ao mesmo tempo conferir ao imóvel beleza e sofisticação.
Além disso, esse acessório contribui efetivamente com:
- segurança das instalações,
- facilidades no processo de manutenção,
- ampliações,
- atendimento às normas técnicas estabelecidas.
Neste post, apresentaremos os tipos de condutores elétricos, suas diferenças e funcionalidades. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Diferentes tipos de condutores elétricos e suas funcionalidades
Existem diferentes tipos de condutores elétricos destinados às mais variadas necessidades nos projetos desenvolvidos pela indústria da construção civil.
Esses materiais são projetados de forma a atender a demanda de energia elétrica, garantindo qualidade e evitando acidentes que envolvem choques, curto-circuitos e incêndios.
Para isso, contam com especificações definidas pela ABNT e podem ficar ainda mais protegidos, quando são utilizadas soluções que facilitam as instalações e garantem a segurança dos ambientes, como, por exemplo, as canaletas de alumínio e componentes da Dutotec.
Já que mencionamos os incêndios, aproveite para conhecer o teste de flamabilidade realizado com os produtos da Dutotec e saiba como eles colaboram para evitar problemas que podem se transformar em tragédias:
Dito isso, vamos conhecer os principais tipos de cabos elétricos disponíveis no mercado:
Fio ou condutor sólido
O fio ou condutor sólido é fabricado a partir do cobre e PVC 750V, possuindo uma bitola que varia de 1,5 mm² a 10 mm².
Em função da sua baixa flexibilidade, esse fio/condutor não pode ser dobrado, portanto, é utilizado normalmente em:
- quadros elétricos,
- tomadas,
- chuveiros,
- instalações simples.
Cabo flexível e cabo rígido
O cabo flexível e o rígido são feitos do mesmo material do fio/condutor sólido, possuindo uma tensão que varia de 750V a 1.000V.
Os flexíveis possuem bitolas que variam de 1 mm² e 25 mm², podendo chegar a 300 mm², já os rígidos possuem junções de fios de cobre torcidos e uma seção nominal de até 35 mm².
Utilizados em diversas instalações elétricas, os rígidos são ideais para a fiação estruturada dentro de edifícios, enquanto que o flexível tem como diferencial a possibilidade de ser dobrado.
Cabos PP
Dentre os tipos de condutores elétricos, chegamos aos conhecidos como PP, formados por condutores de fios de cobre e utilizados normalmente em:
- eletrodomésticos,
- equipamentos profissionais como furadeiras e ferramentas elétricas,
- mercado automotivo.
As bitolas desses cabos variam de 1 mm² a 10 mm², contando com duas capas de PVC (uma interna de isolação do metal, e outra externa de acabamento/revestimento do cabo), e possuindo duas ou mais pontas internas para executar a ligação.
São conhecidos por sua resistência e segurança.
Cabos paralelos
Os cabos paralelos também são flexíveis e recomendados para serem usados na instalação de aparelhos pequenos e portáteis, além de abajures e lustres.
Sua espessura varia entre 2×0,5 mm² a 2×4 mm².
OBSERVAÇÃO: estes tipos de cabos não podem ser usados em instalações embutidas, dentro de qualquer tipo de condutos (eletrodutos ou canaletas).
Como se observa, cada um dos tipos de condutores elétricos possui características particulares e são projetados para as mais diversas aplicações em um projeto, portanto, é fundamental estar atento aos detalhes na escolha do melhor material para a sua demanda.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto, conheça também as canaletas Dutotec e saiba de que forma elas contribuem no processo de cabeamento da sua reforma ou construção. Acesse nosso site e confira!