Quando em algum projeto elétrico menciona-se o uso de caixa de passagem embutida no piso, sabe-se que está sendo priorizada a segurança da fiação e a discrição do design em um ambiente.
Essa pequena estrutura tem por objetivo facilitar a passagem de fios elétricos, garantindo qualidade ao projeto.
Segundo a NBR 5410, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, esses instrumentos de apoio à fiação precisam atender aos seguintes requisitos:
- serem instalados em locais acessíveis para futuras mudanças,
- as conexões e emendas não podem ficar dentro das passagens (canaletas, eletrodutos ou tubulações), e, sim, somente em caixas de passagem, e/ou de utilização,
- as caixas precisam ter tampas de fácil manuseio e acesso,
- interruptores e tomadas instalados nas caixas embutidas em paredes, devem ser bem acabados e arrematados com espelhos.
O assunto exige atenção e atendimento às normas estabelecidas, garantindo conforto e segurança aos usuários do local e facilidades aos profissionais que eventualmente venham a realizar algum tipo de manutenção.
Neste post, apresentamos a canaleta Duto Canal, a melhor opção para o cabeamento e fiação, e uma grande aliada na instalação da caixa de passagem embutida no piso. Continue com a gente.
Cuidados a serem tomados na instalação da caixa de passagem embutida (em piso ou parede)
A caixa de passagem embutida (em piso ou parede), como você já sabe, é uma maneira inteligente de garantir segurança aos usuários de um ambiente, afinal, estará protegida e, ao mesmo tempo, oferece facilidade nos processos de manutenção.
Porém, alguns cuidados precisam ser tomados a esse respeito, atendendo a norma técnica na sua íntegra. Entre os principais estão:
Conexões e emendas precisam estar disponíveis nas caixas de passagem e/ou utilização
Os condutores precisam estar sempre disponíveis em uma caixa e a situação não é diferente para as conexões e emendas que eventualmente sejam necessárias nas instalações.
As canaletas são essenciais para as passagens de fios e cabos, facilitando a instalação e organizando o ambiente, porém, uma emenda em seu interior pode colocar em risco o local, pois, em um eventual problema, não se localiza a situação rapidamente.
As tampas devem ser de fácil retirada
A tampa que fecha e veda a caixa de passagem embutida precisa ser de fácil manuseio, o que significa que deve se desprender da canaleta facilmente e, ainda assim, garantir segurança.
Outro ponto importante é que a retirada da tampa não inviabilize a sua recolocação, quando é preciso que a fixação esteja perfeita.
Condutores com entrada e saída desimpedidas
Por fim, e extremamente importante, é que os condutores não fiquem em locais ou em situações que o seu acesso seja dificultado.
Portanto, precisam estar desimpedidos para que, de forma rápida e fácil, uma ação seja executada.
Vantagens na utilização da canaleta Duto Canal
Contar com as canaletas Duto Canal nos projetos é a certeza de estar trabalhando com o que existe de melhor em termos de tecnologia e solução de infraestrutura para instalações elétricas.
O Duto Canal possibilita uma alta capacidade de fios, com divisórias e toda a segurança que essa ação necessita.
Além disso, permite que a caixa de passagem embutida, esteja fixada junto e no interior da canaleta, trazendo, dessa forma, mais proteção e estética ao ambiente, atendendo às exigências legais e facilitando os processos de instalação e manutenção.
Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, conheça a linha Duto Canal e confira as possibilidades que oferecemos aos profissionais da área e para aqueles que desejam ter sucesso em suas instalações elétricas!