A instalação elétrica industrial pode ter canaletas? Leia e descubra

A segurança é o primeiro item a ser observado na instalação elétrica industrial, comercial ou residencial.

Os problemas de dimensionamento e as más condições das instalações são causadores de grandes prejuízos financeiros, perdas materiais e até acidentes que colocam vidas em risco e, em muitos casos, são fatais.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil, no ano de 2022 foram registrados, pelo Corpo de Bombeiros em todo o país, um total de 2.041 ocorrências de incêndios estruturais.

Incêndios estruturais são aqueles que afetam as estruturas das edificações e que poderiam ter sido evitados a partir de medidas preventivas.

Desse total de ocorrências, 222 aconteceram em indústrias, ou seja, 10,9% do total, salientando que, segundo o Instituto, os números apurados representam menos de 3% do número real de ocorrências no país.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre o uso de canaletas na instalação elétrica industrial. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Canaletas para indústrias são uma boa opção?

blog-canaletas-de-aluminio-dutotec

As canaletas são excelentes opções para a instalação elétrica industrial, pois, além de proteger os fios, ela contribui efetivamente para a durabilidade dos equipamentos.

Esse dispositivo deve ser utilizado nas instalações que envolvem:

  • painéis de comando,
  • quadros de distribuição,
  • circuitos industriais.

Além disso, é a melhor medida a ser tomada nas passagens de cabos envolvendo equipamentos automatizados, painéis telefônicos, poços de elevadores, soluções de informática e casas de máquinas para sinalizações e comandos.

Em todos esses casos, a consulta a um especialista no assunto, como um eletricista, é fundamental para garantir a segurança e instalações que atendam as normas técnicas e orientações dos fabricantes.

Como otimizar a instalação elétrica industrial?

As canaletas organizam, facilitam e otimizam a instalação elétrica industrial.

Além disso, quando fabricadas em alumínio, contribuem com outros aspectos importantes que precisam ser priorizados, tais como:

  • segurança,
  • durabilidade,
  • resistência,
  • versatilidade,
  • qualidade no acabamento.

É importante saber que as canaletas de alumínio possuem blindagem eletromagnética, promovem a apartação de diferentes cabos, impedem que chamas se espalhem e não causam danos ao meio ambiente, pois o material é totalmente reciclável.

Para se obter sucesso na instalação elétrica industrial é fundamental que as seguintes ações sejam tomadas:

Verifique a fiação

blog-fios-dutotec

A fiação e os serviços realizados precisam atender aos requisitos exigidos em lei e apresentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nos casos de incompatibilidade com as exigências, os fios deverão ser substituídos, eliminando os riscos de sobrecarga, aquecimento e consequente possibilidade de incêndio.

Gerencie bem os cabos nos painéis elétricos

blog-trabalhando-em-fios-dutotec

O gerenciamento dos cabos nos painéis elétricos é outro fator que facilita a localização e organização dos ambientes.

Portanto, é fundamental contar com profissionais qualificados que saibam estruturar essa tarefa, identificando e possibilitando facilidades nos processos de manutenção e reparos.

Faça manutenção frequentemente

Outro fator que colabora para a causa de incêndios e problemas elétricos nas indústrias diz respeito às condições dos equipamentos ligados à rede de energia.

É fundamental que a manutenção envolvendo testes e avaliações sejam realizados periodicamente, pois máquinas instaladas inadequadamente ou que apresentam problemas operacionais podem gerar sobrecargas e ser o foco de sérios acidentes.

Todas essas ações, somadas aos cuidados com a segurança do ambiente, como, por exemplo, a utilização de canaletas de alumínio, são fatores que fazem toda a diferença e evitam que sua indústria venha a sofrer com problemas que podem inviabilizar a operação.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a instalação elétrica industrial, entre em contato conosco e conheça detalhes sobre como proteger o seu patrimônio e garantir a segurança de todos aqueles que trabalham nas dependências da sua empresa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos