Quais são os benefícios de usar canaletas com divisórias internas

Canaletas com divisórias internas são elementos indispensáveis para separar a fiação elétrica, proteger os cabos e garantir um excelente acabamento nas instalações, sejam elas expostas ou embutidas.

A NBR 5410 é a norma regulamentadora que determina as condições adequadas para a instalação e funcionamento seguros das instalações elétricas de baixa tensão.

As instalações de baixa tensão são aquelas que possuem até 1000V em tensão alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, e 1500V em tensão contínua, podendo ser residenciais ou comerciais.

Entre suas diretrizes, a NBR 5410 estabelece a separação da fiação elétrica de fios e cabeamento de rede e nessa hora a canaleta é uma alternativa prática, inteligente e funcional para atender as normativas e agregar valor ao seu projeto.

Continue a leitura e confira quais são os benefícios de usar canaletas com divisórias internas.

Por que usar canaletas com divisórias internas?

Para o projetista, uma das principais vantagens em usar canaletas com divisórias internas é que elas existem em vários modelos, cores e quantidades diferentes de repartições no seu interior.

Sem contar que elas podem ser usadas nas paredes, pisos, rodapés e até mesmo no teto, garantindo maior liberdade à criação.

Além da versatilidade, as canaletas com divisórias internas garantem outros benefícios ao projeto e ao estabelecimento, entre eles destacamos:

Mais organização para os cabos

Usar canaletas com divisórias internas garante mais organização dos fios e cabos.

Ou seja, todo o volume de cabeamento e fiação necessário em uma instalação elétrica ficará em um mesmo duto, mas devidamente separado e adequadamente organizado.

Uma divisória, por exemplo, pode servir para armazenar os fios elétricos e as demais podem ser utilizadas para os diversos e necessários cabos de redes para conectar computadores, internet, USB, etc.

As divisões evitam que fios e cabos fiquem emaranhados e também facilitam qualquer alteração que seja necessária ou manutenção no sistema elétrico.

Blindagem eletromagnética

Lembramos que a interferência eletromagnética é considerada uma das principais responsáveis por falhas na rede de computadores.

Quando você usa em seus projetos, em especial as canaletas com divisórias internas em alumínio, toda a estrutura permite maior blindagem eletromagnética (EMI). É interessante salientar que, para uma perfeita blindagem eletromagnética, é fundamental que a divisória interna, fique bem vedada junto à tampa das canaletas, não existindo qualquer fresta entre elas.

Sem contar que a separação por tipos de cabos no interior da canaleta também ajuda na prevenção de surtos elétricos e na diminuição do ruído magnético.

Não compromete a estética

Curva Horizontal de 45 para Duto Canal da Dutotec

Já dissemos que as canaletas com divisórias internas, de sobrepor ou embutir, são elementos versáteis que podem ser aplicados em paredes, pisos, rodapés e teto, e o melhor é que elas não comprometem a estética do espaço.

Com design super discreto, são produzidas em várias cores e podem ter tampas planas ou curvadas, ajudando a formar um conjunto que agrega valor ao acabamento e harmoniza com a decoração do ambiente.

Nesse vídeo, você conhece outros detalhes sobre porque optar por canaletas de alumínio em uma instalação. Dê play e assista.

Conheça as canaletas com divisórias internas da Dutotec

Perfil da Canaleta Standard 45mm Cinza da Dutotec
Perfil da Canaleta Standard 45mm Cinza da Dutotec

A Dutotec possui uma linha completa de soluções em canaletas com divisórias internas que farão a diferença no seu projeto.

Entre elas, destacamos para você:

Duto canal modelo tradicional: possui uma divisória interna fixa no meio e até quatro móveis. Podendo ter até seis seções para passagem de cabos. O modelo usa tampa plana lisa e fixação por meio de click.

Duto canal modelo light: com uma única divisória interna, no meio e tampa plana lisa, fixada por pressão.

Dutotec X: apresenta uma divisória interna fixa, oferecendo duas opções de passagens de cabos, em tamanhos diferentes com proporções 2/3 × 1/3. Usa tampa levemente curvada, com detalhe superior em toda sua extensão.

Duto Slim: a peça tem uma divisória interna fixa com duas passagens de tamanhos iguais, com dimensões de 1/2 x 1/2. Com tampa curva lisa.

Dutotec R40: esse modelo apresenta uma divisória interna fixa com duas passagens de cabos, em tamanhos diferentes, nas proporções 2/3 x 1/3. A tampa é levemente curvada, com detalhes nas extremidades laterais.

Standard: as canaletas 73 x 25 podem ter uma ou duas divisórias, garantindo duas ou três passagens diferentes para fios e cabeamentos, além da existência sem divisória. O modelo 73 x 45 tem uma divisória (que pode ser centrada 1/2×1/2 ou deslocada 1/3×2/3), garantindo duas passagens diferentes para fios e cabeamentos, além da existência sem divisória.

Ambas podem usar tampa plana ranhurada ou lisa e tampa curva ranhurada ou lisa.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre as canaletas com divisórias internas, seus benefícios e nossas soluções, entre em contato conosco. Teremos enorme satisfação em esclarecê-las.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos