Como aumentar a durabilidade do sistema elétrico?

A durabilidade do sistema elétrico está diretamente relacionada com os cuidados tomados na hora da instalação e dos materiais utilizados nas estruturas da edificação.

No Brasil, a Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) é o documento legal que regula as atividades relativas à segurança em instalações e serviços em eletricidade.

O atendimento às exigências estabelecidas por essa norma contribui de forma efetiva para que a eletricidade possa servir a sociedade, garantindo qualidade e segurança a todos os envolvidos.

Neste post, apresentaremos dicas de como aumentar a durabilidade do sistema elétrico. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Dicas para aumentar a durabilidade do sistema elétrico

Conforme indicado pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, publicado no ano passado, o Brasil registrou uma média de cinco ocorrências por dia. Os dados de 2023 ainda não estão disponíveis.

Com o número significativo de acidentes envolvendo eletricidade, é crucial manter a máxima atenção a detalhes que podem fazer a diferença, independentemente do tipo de atividade realizada na edificação, seja em residências, comércios ou indústrias.

Então, é muito importante que você esteja atento as seguintes dicas:

Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva requer avaliação a cada dois anos de todos os elementos do sistema elétrico, incluindo fios, tomadas, interruptores, disjuntores e aterramento.

A deterioração acontece ao longo do tempo, por isso, é fundamental avaliar e dar a devida atenção às instalações quando elas apresentam defeitos ou desgastes.

Evite sobrecarregar o sistema

Conectar vários aparelhos de alta potência (W) a um único circuito de tomadas pode causar sobrecarga no sistema elétrico. Essa ação pode causar aquecimento nas estruturas e ser foco de incêndios de grandes proporções.

Especialmente para equipamentos de alta potência, é fundamental que cada um deles esteja plugado em uma tomada individual, ou que tenham circuito exclusivo, esse é o caso por exemplo, de:

  • micro-ondas,
  • ar-condicionado,
  • geladeira.

Também é o caso das máquinas industriais e das redes de microcomputadores utilizados nos ambientes administrativos.

Isole bem os fios

Um dos maiores responsáveis por acidentes envolvendo choques elétricos está no descuido com fios desencapados.

Ou seja, é fundamental que os fios elétricos sejam perfeitamente isolados, e que, estejam totalmente fora do alcance das pessoas. Ademais, essa situação pode ser resolvida através da instalação de canaletas que contribuem também para as facilidades envolvendo a manutenção preventiva.

Quer mais facilidade para fazer a manutenção? Invista em canaletas

As canaletas de alumínio são grandes aliadas para que as dicas apresentadas possam ser realizadas e a durabilidade do sistema elétrico seja uma realidade nos mais diversos ambientes.

A utilização das canaletas de alumínio da Dutotec simplifica consideravelmente a manutenção. Ao retirar as tampas, os profissionais podem facilmente realizar avaliações. Além disso, essas canaletas facilitam a instalação do número necessário de tomadas para os diversos equipamentos, garantindo um isolamento de qualidade para fios e cabos.

As canaletas eliminam a necessidade de quebrar paredes e pisos, permitindo uma modificação ágil do projeto elétrico conforme a demanda de cada ambiente. Isso preserva a integridade das estruturas e reduz o tempo e custo de manutenção.

Além disso, as canaletas de alumínio são versáteis e podem ser harmonizadas com móveis e ambientes. Elas não apenas se adaptam ao design, mas também oferecem resistência para suportar o uso diário, até mesmo em ambientes industriais.

Para conhecer mais sobre a Dutotec, acesse nosso site e avalie as soluções que oferecemos ao mercado quando o assunto envolve a infraestrutura e a durabilidade do sistema elétrico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos