As casas de praia demandam alguns cuidados específicos em relação às suas instalações elétricas.
Isso porque a maresia das regiões próximas ao mar pode deteriorar os materiais metálicos, que são usados nos sistemas condutores de energia, gerando riscos para a segurança na residência.
Além disso, caso essa instalação não seja bem planejada, pode ocorrer a oxidação de diversos cabos e equipamentos, o que prejudica a durabilidade do sistema e leva a uma série de gastos futuros, que podem ser evitados por meio de um bom planejamento.
Quer saber como elaborar um bom sistema elétrico para casas de praia? Continue a leitura e confira nossas dicas!
Como elaborar um sistema elétrico em casas de praia?
Para que os sistemas elétricos das casas de praia tenham uma boa durabilidade e funcionem com segurança, é preciso tomar alguns cuidados e elaborar o projeto com muita atenção.
Desse modo, para ter o melhor resultado e aproveitar bem esse local, lembre-se de seguir as nossas dicas:
Opte por cabos tratados contra a oxidação
O cobre é o metal mais comum na fabricação de cabos elétricos e, infelizmente, esse é um material que tende a oxidar com facilidade.
Então, para evitar problemas no sistema elétrico das casas de praia, o mais recomendado é optar pelos cabos que são tratados contra esse fenômeno.
Eles ainda são fabricados em cobre, mas têm como diferencial um revestimento em estanho, impedindo que o oxigênio entre em contato com o metal.
Siga todas as regras da NBR 5410
As Normas Técnicas Brasileiras, conhecidas como NBRs, são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e servem para dar as orientações necessárias a uma série de procedimentos.
No caso da NBR 5410, o documento define parâmetros para instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, as que apresentam tensão de até 1000 V em corrente alternada ou de 1500 V em corrente contínua.
Assim, para garantir a segurança e durabilidade do sistema elétrico, é fundamental seguir essas orientações.
Faça a impermeabilização
As casas de praia também podem ter outro agravante, que é a umidade.
Por isso, caso o local seja muito úmido, é preciso seguir as orientações da NBR 9575, que define os parâmetros de impermeabilização do projeto.
Um exemplo de disposição dessa NBR é que todas as tubulações elétricas que passam paralelamente sobre a laje sejam executadas sobre a impermeabilização e nunca sob ela, de modo a evitar os problemas causados pelo excesso de umidade.
Proteja os cabeamentos
Além do sistema elétrico básico da edificação, também é importante prestar atenção a outros tipos de cabeamento utilizados no local.
Por exemplo, sistemas de áudio, vídeo e automação residencial também precisam ser protegidos para evitar que o investimento nesses recursos seja em vão, deteriorado pela maresia ou pela umidade.
Use canaletas de alumínio
Caso queira uma proteção eficiente do sistema elétrico, que se adapte bem ao ambiente das casas de praia, as canaletas de alumínio são a melhor opção.
Esses equipamentos apresentam excelente impermeabilidade, resistência e durabilidade, além do diferencial de que não oxidam, mesmo quando expostos a locais com maresia.
Além disso, existem diversos modelos disponíveis e as canaletas contribuem com um acabamento impecável para o projeto.
Para contar com as melhores canaletas de alumínio e garantir a proteção dos fios elétricos da sua edificação, conte com a Dutotec. Conheça nossas opções no guia comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto!