Instalação elétrica aparente: o que é, cuidados e aparência do projeto

Diante de tantas tendências e novas tecnologias, há sempre aquelas soluções que resgatam uma estética do passado. O estilo industrial é um claro exemplo disso e já conquistou diversos fãs por conta do visual descolado e prático.

Logo, o gerente de projeto que conduzirá um projeto com essa proposta, deve focar no uso da instalação elétrica aparente. Com muita criatividade e ajuda da tecnologia, é possível oferecer resultados surpreendentes que garantem a satisfação do cliente e a diversificação de suas propostas a diferentes públicos.

Nos tópicos você terá acesso a informações que facilitarão seu entendimento sobre este assunto. Por isso, continue conosco para enriquecer seu conhecimento!

O que é uma instalação elétrica aparente

Esta solução é um estilo de projeto de instalações elétricas, decorrente da década de 50. Tudo começou quando algumas fábricas foram fechadas e logo em seguida foram transformadas em residências. O design é bastante característico: tubulação exposta, tomadas a vista e eletrodutos que chegam aos interruptores. Em alguns casos, para deixar mais rústico, uma parede com os tijolos à vista.

sala com paredes cinzas
Pinterest

A instalação elétrica aparente carrega inúmeras vantagens aos profissionais. Afinal, eles poderão manusear cabos e fiações sem precisar quebrar as paredes. Em suma, essa alternativa auxilia nas manutenções e normalmente são usados materiais resistentes.

O que considerar nesses projetos

Até agora você percebeu que a instalação elétrica aparente dará um toque completamente rústico ao local. É uma estética que pode ser aplicada em pontos comerciais e até em residências.

Portanto, é interessante optar por elementos na decoração que dialoguem com essa proposta para que o espaço fique totalmente atrativo e aconchegante.

Os principais cuidados necessários

Como falamos, existem materiais que apresentam uma ótima resistência. Consequentemente, o cliente sempre acha atrativo algo que apresente uma melhor durabilidade. Por isso, na hora de realizar a instalação elétrica aparente procure dutos metálicos.

Este tipo de material oferece um ótimo custo-benefício e colabora na segurança da instalação. Afinal, é interessante apostar em soluções que impedem a ocorrência de surtos elétricos ou possibilidades de incêndio. Além disso, são de fácil instalação e não destoam da decoração do local.

Os estilos de instalação elétrica aparente

Até agora você conferiu que o estilo rústico, que prevalece a estética de fábricas e locais industrializados, é o mais recorrente nas escolhas da instalação elétrica aparente. No entanto, é possível focar em uma solução mais discreta aos clientes.

porta equipamentos com canaleta slim
Dutotec

Em suma, ela pode estar em vários cômodos de uma casa. Banheiros, cozinha, sala de estar e até mesmo no quarto. Versatilidade e praticidade que beneficia futuras manutenções sem prejudicar o resultado do projeto.

curva e canaleta dutotec r40
Dutotec

Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de canaletas que você pode escolher nesse projeto? Na DUTOTEC, são diversas linhas em materiais, cores e propostas diferentes para o seu projeto, seja ele aparente ou escondido. Para saber mais sobre nossas soluções, clica no link acima e confira!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos