Tipos de canaletas: materiais, formatos e opções DUTOTEC®

Para oferecer as melhores soluções em projetos elétricos, todo profissional de engenharia deve ter total conhecimento dos tipos de canaletas (também conhecidas como dutos) para escolher aquela que melhor se adequa ao ambiente em questão.

Os serviços prestados ao cliente devem sempre contemplar as expectativas dele. É interessante seguir o que está no escopo com propósito de garantir a satisfação do consumidor e fazer com que ele se orgulhe do investimento em parceria com o seu negócio.

Portanto, vamos conhecer em mais detalhes quais são os tipos de canaletas mais procurados, seus formatos e as melhores opções DUTOTEC®!

Materiais de fabricação das canaletas

O profissional pode contar com dois principais tipos no mercado: as canaletas de PVC, as canaletas de chapas metálicas pintadas ou galvanizadas e as canaletas de alumínio, também pintadas ou naturais. Sendo a primeira a mais popular entre essas escolhas, porém a segunda é muito utilizada e a terceira é a mais durável, segura e recomendada.

Na intenção de não deixar a fiação à mostra e levar total segurança para uma família ou colaboradores de uma ambiente corporativo, estes materiais servem principalmente no acabamento de paredes, teto, demais locais que dispõem de uma considerável quantidade de fios e na instalação de tomadas, interruptores e outros acessórios.

Muitas destas canaletas podem, também, ser instaladas sob o piso ou embutidas neles.

Ademais, as canaletas de PVC na cor branca carregam a desvantagem de ficarem amareladas por conta do desgaste do tempo.

Já as chapas metálicas são bastantes flexíveis, visto que possuem as paredes com pequena espessura, além de estarem sujeitas a ação da ferrugem, mesmo as pintadas, embora com menor intensidade — aspectos estes que não estão presentes em canaletas de alumínio.

Até porque as canaletas de alumínio, devido à presença do metal, garantem também a blindagem eletromagnética, que leva mais segurança no aspecto de influência das redes de instalações elétricas nas redes de dados e comunicações.

Outro ponto bastante interessante é sobre os projetos focados em lugares com maior circulação de pessoas, pois as canaletas de alumínio reduzem as falhas na conectividade, previnem surtos elétricos e a danificação em determinados equipamentos.

Formatos de canaletas

Além de saber os principais tipos de canaletas, o engenheiro precisa ficar atento à questão dos formatos, o que popularmente chamamos de condutos (é o elemento de linha elétrica, destinado a conter condutores).

Em suma, eles podem ser abertos e fechados.

No caso das canaletas abertas, existem os seguintes modelos:

  • bandeja, nas opções lisa ou perfurada;
  • escada para cabos, também conhecida como leito;
  • perfilado sem tampa, considerado uma versão reduzida das bandejas.

Quanto às canaletas fechadas, são esses modelos os mais comuns:

  • canaletas de parede, muito utilizadas em escritórios, instalações comerciais ou em locais de uma residência, onde for preciso ampliar as instalações existentes;
  • eletrodutos, normalmente instalados de forma embutida, podendo ser metálicos ou de PVC rígidos;
  • eletrocalhas, as quais também podem ser lisas ou perfuradas.

Importante: sempre vale ressaltar que todos os modelos de canaletas devem estar de acordo com a regulamentação exigida na NBR 5410.

Além disso, vale se atentar a uma nova Norma, a NBR IEC 61084 de 11/2020 – SISTEMAS DE CANALETAS (SC) E ELETRODUTOS NÃO CIRCULARES (SENC) PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS – REQUISITOS GERAIS. IEC – INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION (COMISSÃO ELETROTÉCNICA INTERNACIONAL).

Canaletas DUTOTEC®

A segurança das instalações e satisfação dos clientes deve estar acima dos fatores de escolha dos materiais. Por isso, a DUTOTEC® é a melhor parceira para ajudar profissionais a agregarem mais valor às soluções das suas obras.

Confira nossas principais opções de canaletas:

Standard

Dispomos dos modelos de 25 e 45mm de altura, ambas tendo 73mm de largura Elas apresentam septos divisórios internos, extrudados quando da confecção da eletrocalha.  Ideal aos engenheiros que querem garantir a blindagem eletromagnética nos projetos.

Todas possuem tampas, que fixadas sob pressão fazem a perfeita isolação para blindagem eletromagnética.

Canaleta de Alumínio Linha Standard Dutotec

Dutotec R40

As canaletas Dutotec R40 contribuem para uma alta performance, podendo ter o diferencial da pintura NO-BACT, inibem a proliferação de bactérias na superfície pintada. Sendo que amostras aplicadas com este tipo de pintura tiveram redução microbiana superior a 99,9%.

A fabricação dos dutos e seus acessórios é de 95% em alumínio, tendo as canaletas dimensões 117 mm(L) x 35 mm(H).

Canaleta de Alumínio Linha R40 Dutotec

Dutotec SLIM 

As canaletas Dutotec SLIM, utilizadas para uma baixa capacidade de cabos, são instaladas de forma muito usual, sobre o piso. Porém, nada impede seu uso em paredes.

São totalmente em alumínio, inclusive sua tampa, o que provoca uma alta resistência em relação ao trânsito de equipamentos e pedestres.

Canaleta de Alumínio Linha Slim Dutotec

Dutotec X

Esse é um dos tipos de canaletas focadas em instalações residenciais e de escritórios. É totalmente feita com alumínio, diferentes opções de cores para a tampa e apresenta um excelente custo benefício.

Canaleta de Alumínio Linha DutotecX Dutotec

Dutotec ROD

Focada no acabamento de piso ou parede. Assim como a canaleta apresentada no subtópico anterior, ela não solta a tampa. Possui porta equipamentos (locais onde se instalam as tomadas) articuláveis, de forma que, quando recolhidos, o acessório desaparece.

Canaleta de Alumínio Linha Dutotec ROD Dutotec

Duto Canal

Indicada nas instalações de piso elevado, concreto e para uma alta capacidade de cabos. Um produto 100% nacional com barras de 3 metros e que apresenta mais qualidade e eficiência no dia a dia. Pode ser usado como “leito de cabos”.

Apresentado em duas versões: tradicional e light.

Canaleta de Alumínio Duto Canal Dutotec

Dominando os tipos de canaletas, seus formatos e as melhores opções da DUTOTEC, fica mais fácil garantir que o seu projeto seja totalmente seguro e funcional.

Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre nossas opções? Deixe um comentário ou entre em contato no site da DUTOTEC!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos