Sobrecarga elétrica: 3 dicas de projeto para evitá-la

A sobrecarga elétrica é um problema muito comum em imóveis mais antigos, onde a fiação e todo o restante da estrutura já não têm capacidade o suficiente para o consumo atual de energia.

Por isso, se você pegou algum projeto de reforma, trouxemos 3 dicas úteis para não esquecer na hora de pensar em soluções para os usuários do local. Veja:

1- Use equipamentos adequados nas instalações

A escolha adequada dos materiais que serão utilizados na instalação elétrica é uma tecla que sempre batemos aqui no blog. Isso porque é possível escolher soluções com tecnologias mais atuais e que são mais econômicas no consumo de energia, além de garantirem mais segurança ao local.

Exemplos

Um exemplo, de uma situação bem comum, aliás, é a sobrecarga em disjuntores por causa do mau dimensionamento ou incompatibilidade dos modelos.

Além disso, outra situação é com a questão da escolha das canaletas para fios, que muitas vezes — para economizar na hora da compra — a preferência vai para materiais mais frágeis e, inclusive, inflamáveis.

Hoje em dia, a melhor opção são as canaletas de alumínio, que possuem maior durabilidade e não propagam chamas em caso de incêndios.

2 – Pense na distribuição ideal de tomadas nos cômodos

Aproveitando o gancho do exemplo anterior, outro ponto a se pensar no seu projeto para evitar a sobrecarga elétrica é a distribuição de pontos de tomadas pelo local.

Na prática, o acesso limitado a esses pontos ocasiona em uma situação bem comum aqui no Brasil, onde os usuários colocam mais de uma extensão ou adaptador na tomada. Ou seja, estão correndo o risco de gerar uma sobrecarga por uso excessivo.

Sobrecarga elétrica fios
Exemplo de sobrecarga em uma tomada, por causa que o escritório em questão não tinha tomadas o suficiente para dar conta das necessidades do usuário do local.

Sendo assim, uma forma prática de evitar esse problema é distribuir vários acessos à tomadas no cômodo através de canaletas de alumínio. Essa solução é indicada, inclusive, para reformas, já que não precisa quebrar a parede para incluir mais pontos.

Sobrecarga elétrica prevenção
Exemplo de organização ideal da fiação com canaletas de alumínio, para que o cômodo tenha mais pontos de tomada para ligar/carregar aparelhos e dispositivos.

3 – Atente a capacidade elétrica do imóvel

Por fim, a dica “feijão com arroz” mas que não deve ser deixada de lado nunca: respeitar a limitação das instalações do local. Como nem sempre é possível fazer grandes mudanças por conta do orçamento do cliente, o ideal é trabalhar respeitando a capacidade do imóvel.

Sendo assim, a própria dica do uso de canaletas para organização de fios e distribuição de tomadas já ajuda muito nessa questão. Além disso, a troca de disjuntores antigos ou com pouca capacidade também é uma solução para melhorar a capacidade elétrica do local.

Conclusão

Para resolver os problemas com sobrecarga elétrica, nada como um bom estudo da capacidade do local e propostas dentro dos limites do imóvel e do cliente.

Além disso, hoje temos soluções muito práticas, que com instalações rápidas já resolvem boa parte do problema, como o caso do uso de canaletas de alumínio.

👉 Então, se você gostou dessa dica em específico, sugerimos a leitura do conteúdo sobre os tipos de canaletas, que funciona como um guia de escolha para o seu projeto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos