Realizar a montagem da rede estruturada de uma empresa exige alguns cuidados para garantir que a comunicação de dados ocorra da forma que deveria.
Dessa forma, evita-se retrabalho no futuro e qualquer problema de funcionamento, que impacta toda a operação do negócio.
Para auxiliar você, selecionamos 4 dicas simples de aplicar que farão toda a diferença.
Continue lendo e confira como fazer a montagem da rede estruturada.
O que é uma rede estruturada?
A rede estruturada é um conjunto de equipamentos, como computadores, notebooks e cabos, que trabalham de forma síncrona.
Ela possibilita o envio de dados e a comunicação de forma interna, e evita que qualquer informação relevante seja perdida.
Um exemplo presente no dia a dia de todas as empresas são as impressoras, que estão conectadas com todos os equipamentos para imprimir contratos, avisos ou qualquer outro material.
Além disso, ainda é possível conectar um computador a outro, permitindo que ele acesse, copie, leia e edite qualquer dado.
Para criar uma rede estruturada, deve-se seguir todas as regras estabelecidas na NBR-14565, responsável por projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada.
O seu não cumprimento reduz a segurança e qualidade da rede, além de levar multas.
Leia: NBR 14565: conheça a importância da norma que regulamenta os cabeamentos estruturados
Dicas para a montagem da rede estruturada
Confira as nossas dicas para fazer a montagem da rede estruturada da forma correta.
Tenha um sistema de redundância
Na hora de realizar a montagem da rede estruturada, não esqueça de criar um sistema de redundância, ou seja, um “plano B” para garantir o funcionamento em todos os momentos.
Basicamente, isso quer dizer que você precisa encontrar formas para que a operação ocorra normalmente independentemente dos imprevistos, como a falta de energia elétrica, por exemplo.
Para criar um bom sistema, é necessário pensar em todos os imprevistos que podem acontecer, tanto internamente quanto externamente.
A partir disso, pense em soluções que auxiliam a empresa a manter suas operações em todos os momentos. No caso de um negócio que precisa disponibilizar atendimento 24 horas por dia, por exemplo, é necessário ter um gerador para garantir energia.
Estude a estrutura física
Para não ter nenhum imprevisto durante a montagem da rede estruturada, conheça bem e estude o ambiente em que ela será montada.
Uma boa ideia é desenhar ou ter em mãos a planta baixa do local, que facilitará o cálculo de dimensões e a visualização de onde os equipamentos ficarão.
Não esqueça também de considerar o sistema de redundância e a instalação elétrica para que ele funcione.
Avalie a quantidade de pessoas que vão utilizar a rede
Saber exatamente ou ao menos uma média de quantas pessoas vão utilizar a rede é importante para definir a estrutura necessária para suprir a demanda.
Aqui, é importante que você converse com o cliente para entender quantos profissionais estarão trabalhando e qual é a projeção para o futuro.
Caso a empresa queira ampliar em 100% a quantidade dos colaboradores em apenas 2 anos, por exemplo, é necessário criar uma rede estruturada com uma capacidade mais alta.
Organize a distribuição do cabeamento
Um dos maiores desafios da montagem da rede estruturada é organizar a distribuição do cabeamento, considerando as possíveis manutenções e readequações do sistema.
Para isso, recomendamos o uso de canaletas de alumínio da Dutotec, que reduzem a interferência eletromagnética, assim como o ruído.
Elas podem ser utilizadas de forma aparente – aérea, em paredes ou sobre o piso acabado; embutida no contrapiso. Podendo ainda ser aberta ou fechada, dependendo do tipo da instalação, com design mais discreto ou mais marcante. Tem opções com diversas capacidades de fio e com acabamentos exclusivos no mercado.
Para saber mais, continue no nosso blog e leia: Comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto.
Se quiser mais informações, entre em contato conosco e converse com um especialista.