O que não pode faltar na elaboração de projetos elétricos segundo a NBR 5410/04

Para realizar a elaboração de projetos elétricos de forma segura e durável, é necessário seguir a NBR 5410/04.

Essa norma é a responsável por regularizar instalações elétricas de baixa tensão em todos os tipos de edificações, como residenciais, comerciais e de uso público.

O seu cumprimento garante o uso das peças certas nos locais corretos, evitando acidentes, futuras manutenções por falta de planejamento e outros problemas.

Continue lendo para saber mais sobre essa norma e entenda suas determinações para a elaboração de projetos elétricos.

Determinações da NBR 5410/04 para a elaboração de projetos elétricos

Abaixo vamos listar as principais determinações da NBR 5410/04 para a elaboração de projetos elétricos. Apesar disso, recomendamos que você leia com atenção a norma para entendê-la mais profundamente e segui-la em instalações de baixa tensão.

O dimensionamento de iluminação e tomadas

Em relação à iluminação, deve-se seguir a orientação:

  • ambientes com menos de 6 m²: carga mínima de 100 VA,
  • ambientes com mais de 6 m²: deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA, para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA, para cada aumento de 4 m² inteiros.

Isso quer dizer que um ambiente com 22 m², por exemplo, precisará de 340 VA no total.

Já para tomadas, a norma define:

  • banheiros: deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, atendidas as restrições desta norma (NBR-2410), no item 9.1,
  • cozinhas, lavanderias, copas e áreas de serviço: um ponto a cada 3,5 metros ou fração, de perímetro, com dois pontos acima da bancada,
  • varandas: ao menos uma tomada,
  • salas e dormitórios: um ponto a cada 5 metros ou fração de perímetro,
  • outros cômodos: um ponto se a área for inferior a 6 m² e um ponto a cada 5 metros ou fração de perímetro se a área for superior a 6 m².

Vale ressaltar que é importante considerar o tipo de ambiente. O planejamento de um coworking exige muito mais tomadas do que de um quarto de casal, por exemplo

Vale ressaltar aqui que tomadas de uso específico precisam ser adequadas ao tipo de equipamento para evitar a sobrecarga do sistema.

Para mais detalhes, leia: Dimensionamento de tomadas: o que considerar nesse cálculo?

A determinação de dispositivos de proteção

blog-fusiveis-dutotec

A NBR 5410/04 prevê o uso de dispositivos de proteção, responsáveis por desligar o circuito durante um curto ou um pico de corrente elétrica, e evitar choques elétricos.

Para isso, durante a elaboração de projetos elétricos, deve-se inserir um disjuntor diferencial residual, que protege o sistema e as pessoas.

Se deve, também, utilizar um disjuntor termomagnético, que faz a proteção térmica e magnética do circuito.

A NBR 5410/04 ainda prevê que nos casos de corrente de sobrecarga e corrente de curto-circuito, pode-se utilizar dispositivos separados, como fusíveis e disjuntores térmicos.

O quadro de distribuição

É impossível falar sobre a elaboração de projetos elétricos e não mencionar o quadro de distribuição. Também chamado de quadro de luz, essa estrutura centraliza toda a instalação.

Segundo a NBR 5410/04, ele deve estar em um local de fácil acesso, caso seja necessário utilizá-lo. Outro critério que precisa ser considerado é a proximidade com o ambiente com maior carga.

Em casos de construções com dois andares, é necessário instalar um quadro em cada pavimento. O mesmo vale para edículas.

A distribuição de circuitos elétricos

blog-CANALETA-E-TAMPA-TERMINAL-dutotec

A NBR 5410/04 determina que os circuitos devem ser divididos em tantos quanto foram necessários, separando a iluminação, as tomadas e as tomadas de uso específico.

Isso quer dizer que cada sistema deve ter um circuito independente, que precisa estar bem representado na planta baixa do ambiente.

Nesse desenho, deve estar especificado os condutores que fazem parte de cada circuito e a localização das tomadas e dos pontos de iluminação. Uma boa ideia para isso é usar a NBR 5444 – Símbolos Gráficos Para Instalações Prediais. 

Para realizar a distribuição de forma mais rápida e eficaz, recomendamos o uso de canaletas de alumínio.

Aqui, na Dutotec, nós contamos com diversos modelos para atender todas as necessidades, como:

Para saber mais sobre cada modelo, continue no blog e leia: Comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto.

E qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos