Instalações elétricas em condomínios residenciais: tudo o que você precisa saber

As instalações elétricas em condomínios demandam cuidados que são fundamentais para garantir a segurança dos moradores, assim como a dos profissionais responsáveis por elas.

Nesse sentido, é preciso ter alguns conhecimentos que fazem a diferença na hora de lidar com a rede elétrica de um prédio, seja ao construí-lo ou até mesmo ao realizar uma manutenção, renovação ou reforma.

Em qualquer um desses procedimentos, é preciso ter conhecimento dos cuidados necessários, de forma que a segurança de todos seja mantida do início do projeto até a sua finalização. 

Continue a leitura e saiba mais sobre as instalações elétricas em condomínios!

Como são feitas as instalações elétricas em condomínios residenciais? 

blog-fios-e-cabos-dutotec

Seja qual for o seu projeto, as instalações elétricas em condomínios dependem de alguns equipamentos indispensáveis para que tenham um bom funcionamento básico, a exemplo de fios, cabos, lâmpadas, tomadas, interruptores, tubos, conexões, canaletas, caixas e quadros.

No Brasil, a instalação é regida pela NBR 5410/04, elaborada e definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo um documento criado para orientar os profissionais quando o assunto é o funcionamento correto e seguro de instalações elétricas de baixa tensão.

Essas são as redes de no máximo 1000 volts em tensão alternada e 1500 volts em tensão contínua, o que inclui o modelo utilizado nos condomínios.

O documento, que é bastante extenso e trata de diversos assuntos de forma bastante detalhadas, inclui tópicos como:

  • proteção contra sobretensões,
  • influências externas na instalação elétrica,
  • proteção contra choques com o uso de materiais isolantes,
  • dimensionamento e condutores condicionados à harmônica,
  • circuito de motores,
  • uso de disjuntores como sistemas de proteção,
  • dimensionamento de eletrocalhas, condutores e eletrodutos,
  • quadros de iluminação, distribuição e tomadas,
  • equipotencialização e compatibilidades eletromagnéticas.

Saiba mais sobre esse tipo de norma em nosso post sobre a NBR 14136 e o que é a padronização de tomadas e plugues!

Sinais de problemas nas instalações elétricas em condomínios residenciais

Toda rede elétrica pode passar por problemas em algum momento, mas alguns sinais podem indicar que existe algum problema a ser solucionado por um profissional. Alguns desses indícios, aos quais moradores e síndicos devem estar atentos, são:

  • luzes piscando com frequência,
  • quedas de energia constantes,
  • superaquecimento de tomadas,
  • choques ao manusear eletrônicos,
  • cheiro de plástico queimado,
  • quedas constantes dos disjuntores,
  • fumaça, mesmo que em pequena quantidade.

Esses são alguns sinais que podem surgir quando as instalações elétricas em condomínios não estão em bom funcionamento e, portanto, precisam ser examinadas por um profissional, seja para fazer uma manutenção ou até mesmo sua renovação.

Como ter mais segurança nesse tipo de instalação?

Os indícios que listamos são bastante preocupantes, mas uma instalação em condições ruins pode ter consequências muito piores, como curto-circuitos, incêndios e até mesmo explosões, nos casos mais graves.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados preventivos na hora de lidar com esse tipo de instalação. Confira alguns deles:

Realização de inspeções regulares e manutenção

blog-tecnico-em-servico-dutotec

As manutenções devem ser realizadas, no máximo, a cada 5 anos, como recomendação deixamos a sugestão de que se faça esta manutenção, de sempre a cada 3 anos. Para que qualquer problema na rede do condomínio possa ser identificado com antecedência e solucionado sem gerar riscos para os moradores.

No entanto, no caso de prédios com mais de 30 anos, já é necessário renovar a instalação elétrica, considerando que a demanda dos domicílios de hoje em dia é muito superior àquela de algumas décadas atrás, o que sobrecarrega essa estrutura e pode ter consequências graves.

Uso de materiais de qualidade

Uma boa estrutura depende de materiais de qualidade, que são um investimento necessário para evitar problemas futuros relacionados às instalações elétricas em condomínios.

Na hora de fazer o seu projeto ou renovar uma instalação, a Dutotec tem a solução de que você precisa para um bom cabeamento da rede, evitando curto e desgaste da fiação elétrica, com produtos que garantem a durabilidade e a segurança de que você precisa. Para saber mais sobre nossas soluções, acesse o site da Dutotec!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos