As câmeras de segurança são essenciais em diversos tipos de estabelecimentos, atuando no monitoramento e prevenção de incidentes.
Ao decidir instalar esse tipo de equipamento, é importante priorizar um visual discreto e funcional. Por isso, preparamos um guia para você entender como usar canaletas para esconder fios de câmeras de segurança. Confira:
Use canaletas para esconder fios de câmera de segurança
Esconder os fios vai além do fator estético, essa prática ajuda a evitar possíveis acidentes, como por exemplo a provocação de curto-circuito.
No caso dos fios de câmeras de segurança, que ficam expostos e geralmente próximos ao teto ou locais mais altos, os riscos de curto aumentam, além de objetos grandes poderem enroscar, como escadas e materiais de limpeza dessas áreas.
Para agravar o problema, há o fator climático e natural: chuvas, temperaturas extremas, insetos, roedores e sujeira também podem comprometer a durabilidade de toda a fiação dessas câmeras.
Por isso, usar as canaletas pode ser uma boa opção para evitar o embaraço dos fios e exposição dos mesmos.
Melhor canaleta para fios de câmera de segurança
Ao escolher a canaleta para esse tipo de caso, você pode optar por modelos menos robustos, como as Canaletas de Alumínio Slim ou Dutotec X, que possuem um design levemente arredondado, facilitando o encaixe nas extremidades.
Veja as principais vantagens do alumínio e os benefícios desse tipo de canaleta:
- durabilidade: protege os fios de sujeiras, insetos e outros fatores;
- acabamento: garante o melhor visual do ambiente, sem danificar a estética do local;
- manutenção: permite um livre acesso aos fios;
- flexibilidade: garante a rota necessária para o tamanho e quantidade de fios utilizados no projeto.
Como esconder os fios com a canaleta
Antes de começar a colocar em prática a instalação das canaletas de alumínio no local com câmeras de vigilância, é preciso seguir um procedimento correto para garantir a efetividade do serviço.
Veja os detalhes do passo a passo para esconder os fios com segurança:
Analise o local
Em primeiro lugar, estude o local. Faça uma análise de toda a rota que os fios expostos percorrem, como o teto, rodaforro e rodapés.
Além disso, verifique onde se localiza a fiação não aparente também, a fim de evitar conexões falhadas nas canaletas.
Lembre que os fios devem seguir um trajeto seguro nas canaletas, sem ficarem muito esticados, ou, folgados.
Instale as canaletas
Depois de escolher as canaletas, você já pode começar a instalação de fato. Nesse momento, é necessário seguir algumas etapas, veja:
- medição: com uma trena, trace todo o caminho onde as canaletas irão ficar;
- fixação: nesse caso, o mais indicado é usar parafusos (nossas canaletas podem ser fixadas com fita dupla face, mas depende da superfície em questão);
- fios: ao concluir a etapa anterior, comece a organizar os fios dentro dos condutos, lembrando sempre de não deixá-los frouxos ou tensionados;
- verificação: observe se todos os fios estão devidamente encaixados e cobertos;
- testes: por último, realize testes para verificar se todas as câmeras estão funcionando corretamente e se não ficou nenhum fio comprometido.
Pronto, agora só falta você fazer o seu pedido de canaletas. Visite a nossa página de canaletas de alumínio, escolha o modelo que mais se enquadra neste projeto e peça seu orçamento agora mesmo!