3 dicas para evitar mau contato na instalação elétrica

Mau contato na instalação elétrica resulta em mau funcionamento dos aparelhos e representa perigo já que pode gerar curto-circuito na rede e até mesmo provocar incêndios, colocando em risco a segurança do imóvel e das pessoas.

Problemas envolvendo o sistema elétrico estão entre as principais causas de acidentes e incêndios no Brasil.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 houve um aumento no número de acidentes de origem elétrica e no primeiro semestre de 2023 a quantidade de ocorrências cresceu, comparado com os primeiros seis meses do ano passado.

O crescimento tanto ocorreu no número de acidentes, como choques, incêndios e raios, quanto em óbitos.

Especialmente neste post, você vai conferir 3 dicas para evitar mau contato na instalação elétrica e garantir a segurança no seu serviço. Continue a leitura e confira.

Como evitar mau contato na instalação elétrica?

O mau contato em tomadas e interruptores estão entre as principais causas de problemas elétricos em residências, comércios e indústrias, representando risco à segurança e impedindo o bom funcionamento dos aparelhos.

E nesse caso, a forma mais inteligente e eficaz de lidar com os diversos problemas elétricos é evitá-los.

Mas, como evitar mau contato na instalação elétrica?

Garanta a emenda correta dos fios

Um fator essencial para evitar mau contato é garantir a perfeita emenda dos fios e cabos.

O mau isolamento ou a emenda inadequada pode provocar sérios danos, inclusive curto-circuito e incêndio devido ao calor dissipado.

Sem contar que fios desencapados não podem de maneira alguma encostar um no outro e, nesse caso, eles devem ser protegidos com a fita isolante.

Lembramos que existem dois tipos de cabos:

  • os flexíveis, formado por vários fios de cobre ou de alumínio,
  • os rígidos, compostos por apenas um fio, que também pode ser cobre ou alumínio.

Prenda bem os fios nos conectores

Outro passo importante para evitar mau contato é garantir que todos os fios estejam devidamente presos nos conectores que permitem a ligação elétrica entre os condutores.

Não existe segredo para isso, basta apenas usar uma chave de fenda ou uma philips, dependendo do tipo de conector usado, para apertar devidamente os parafusos que manterão os fios e cabos devidamente fixos.

Acompanhe neste vídeo dicas de boas práticas para projetos de instalações elétricas. Dê play e assista:

Use produtos de qualidade

Um sistema de instalação elétrica envolve fios e cabos, tomadas, disjuntores, condutores, eletrodutos, quadro de distribuição e dispositivos de proteção como DR e DPS, e todo o conjunto precisa ser formado por materiais de qualidade.

A qualidade do material é essencial para promover a segurança e aumentar a vida útil de todo o sistema. 

Dica extra: use canaletas de alumínio para facilitar a manutenção e instalação

Seja no ambiente residencial ou empresarial, vivemos rodeados de equipamentos elétricos e eletrônicos, essenciais para o dia a dia, mas que por vezes podem causar um emaranhado de fios e cabos, dando uma aparência desorganizada ao ambiente e trazendo riscos à segurança.

Nessa hora, optar por canaletas de alumínio é uma alternativa inteligente e eficaz para proteger os fios e mantê-los separados e organizados.

As canaletas também contribuem para a estética do ambiente e facilitam a manutenção e reparos, porque eliminam a necessidade de quebrar paredes.

Outra dica extra: para contribuir com a segurança, organização e estética do ambiente e garantir que você tenha o número máximo possível de tomadas para conectar seus equipamentos, uma alternativa super moderna é usar caixas de tomadas.

Elas podem ser embutidas no móvel, escondendo todos os fios, além de terem um design moderno e cores atuais, dando um toque inovador no seu espaço.

Agora que você acompanhou nossas dicas para evitar mau contato na instalação elétrica, continue no nosso blog e confira também: [GUIA] Comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos