1 de novembro, segunda-feira

NBR 14565: conheça a importância da norma que regulamenta os cabeamentos estruturados

Hoje vamos abordar sobre a importância da NBR 14565. Apesar de ser uma norma essencial para estruturas de cabeamento em prédios comerciais e data centers, nem sempre ela é cumprida.

O motivo de não seguir as exigências da NBR 14565, geralmente, é o puro desconhecimento ou despreparo do profissional e da empresa contratante. Mas, há consequências no descumprimento, tanto quanto a segurança dos usuários, quanto em multas da fiscalização.

Entenda mais a seguir.

O que é a NBR 14565?

A ABNT NBR 14565, uma norma brasileira desenvolvida pelo COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade Eletrônica Iluminação), junto a Comissão Executiva, tem como objetivo a especificação de um projeto de cabeamento estruturado.

Além disso, a norma cobre a infraestrutura de cabeamento metálico ou óptico, nas dependências de um edifício comercial — único ou conjunto — ou em data centers.

Como ela ajuda projetistas e instaladores?

Em resumo, a NBR 14565 nada mais é do que um documento que vai ajudar projetistas e instaladores a realizarem suas especificações corretamente. Além disso, ela tem foco em boas práticas de instalação para cabeamento estruturado.

E se não seguir a NBR 14565?

É normal que alguns locais comerciais, com o objetivo de pagar menos, optem por instalações no modo improvisado. Ou seja, sem contar com profissionais qualificados ou reaproveitando estruturas antigas.

A verdade é que essa, como qualquer outra norma, traz todas as instruções para auxiliar os profissionais a levar mais segurança e qualidade para seus projetos. Nesse caso, é uma garantia de que a estrutura de cabeamento seja durável, dê conta de todas as necessidades do local e não coloque nenhum aparelho ou usuário em perigo durante o uso.

E por que alguns profissionais não a usam se é tão importante?

Vale lembrar que alguns profissionais não seguem a NBR 14565 não por descaso, mas sim porque ainda há o desconhecimento dela. Por isso, a importância de abordar esse assunto e disseminar entre o nicho.

Isso acontece porque, apesar de não ser uma norma nova, ela sofreu alterações ao longo do tempo, sendo que a última é recente. O documento foi publicado em 2000, mas foi revisado duas vezes, em 2007 e 2012. Além disso, em 2013 recebeu uma emenda, que foi revisada e homologada apenas em 2016.

Se não cumprir a NBR 14565, há multas?

Podem ocorrer multas sim, inclusive quem faz a fiscalização é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Na prática, é possível notificar a Anatel caso a empresa em questão não esteja dentro das exigências da NBR. Então, ela receberá um prazo para revisar toda sua estrutura de cabeamento, caso não cumpra, ocorre a multa e até fechamento por crime contra o bem-estar público.

Existe alguma outra norma para cabeamento?

Existe sim. Além da NBR 14565, existe também a EIA/TIA-569, que também auxilia nas especificações e direções de um projeto.

Cada uma dessas normas é responsável por uma parte da estrutura e você pode saber mais sobre isso no conteúdo completo que fizemos sobre cabeamento estruturado. Indicamos a leitura sobre o assunto, para o compreendimento do que cada regulamentação cobre dentro de um sistema.

Uma resposta para “NBR 14565: conheça a importância da norma que regulamenta os cabeamentos estruturados”

  1. Trabalhamos bastante com materiais Dutotec. São de excelente qualidade e ótimo custo benefício. Recomendo muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *