Tendências do setor elétrico: o que esperar no mercado para 2024?

Com a chegada de 2024, as tendências do setor elétrico mostram um cenário dinâmico e repleto de  mudanças significativas. Isso porque, diversos fatores estão moldando a evolução desse mercado, desde avanços tecnológicos até preocupações ambientais.

Neste resumo das tendências para o ano, separamos os tópicos que mais chamaram a atenção dos profissionais da área e que se destacam e que moldaram as expectativas no setor elétrico.

Inteligência e automação em redes de energia

Não é novidade que a automação residencial está cada vez mais em alta nos projetos, tanto residenciais quanto corporativos. Mas, até que ponto essa tecnologia se estende, também, para a rede elétrica? Justamente, a tendência nesse caso está na automação de tomadas!

O que isso quer dizer? Na prática, as pessoas vão poder automatizar o uso de aparelhos em casa através de comandos que acionam uma tomada.

Por exemplo, imagine que você tem uma bancada de café, com eletroportáteis como cafeteira, moedor, aquecedor de água, etc. Se esses aparelhos estiverem ligados em tomadas inteligentes, você poderá acioná-las automaticamente, ou até por comando de voz ou aplicativo.

Isso dá uma liberdade muito maior quando o assunto é casa inteligente, porque será possível automatizar, praticamente, o “liga e desliga” de qualquer eletro e eletrônico.

Maior adoção de práticas de descarbonização

A economia de baixo carbono é um modelo econômico que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e minimizar o impacto ambiental, principalmente relacionado à mudança climática. Para isso, são adotadas práticas e tecnologias mais sustentáveis, com menor dependência de combustíveis fósseis, que são uma das principais fontes de emissões de carbono.

Por isso, “descarbonização” é o termo usado para referir-se ao processo de redução das emissões de carbono, especialmente de dióxido de carbono (CO2), na atmosfera.

Em suma, as estratégias de descarbonização, incluem:

  • a adoção de fontes de energia renovável, como solar e eólica;
  • o aumento da eficiência energética em vários setores;
  • o desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de carbono;
  • e a promoção de práticas sustentáveis na indústria, transporte e agricultura.

Possíveis mudanças no mercado livre de energia

Desde janeiro deste ano, estão sendo discutidas algumas mudanças significativas no mercado de energia brasileiro.

Em resumo, o mercado livre de energia é um ambiente em que consumidores e fornecedores têm maior liberdade para negociar contratos de compra e venda de energia elétrica de forma direta, sem a necessidade de aquisição diretamente das distribuidoras locais. Nesse modelo, os consumidores têm a possibilidade de escolher seus fornecedores de energia e negociar condições contratuais, como prazos, volumes e preços.

Pensando nisso, a proposta é tornar o sistema mais acessível, onde consumidores com contas menores, em média de R$10.000, também poderão se beneficiar do mercado livre de energia.

Acompanhe as novidades em nosso blog

Essas e outras novidades no setor elétrico ao longo do ano vão estar aqui no blog da Dutotec, nos acompanhe para estar por dentro das tendências e também dos lançamentos de produtos inovadores!


Fontes: EDP | ROMAGNOLE | SIMPLE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos