Como a inteligência artificial está ajudando na rotina de eletricistas e técnicos

Você concorda que a inteligência artificial está promovendo debates e mudanças significativas em praticamente todos os segmentos? Mas, diante de um universo de possibilidades, como ela atua diretamente na rotina de eletricistas e técnicos? É justamente sobre isso que falaremos hoje!

Neste conteúdo, te apresentaremos um panorama de onde a IA pode ser altamente eficaz na otimização da rotina de profissionais com formação ou experiência na área elétrica. Descubra como introduzir esse diferencial nos seus projetos!

Inteligência artificial no universo da elétrica: o que tem a ver?

A rotina de engenheiros eletricistas, instaladores, técnicos de manutenção e outros especialistas da área, inclui tarefas complexas que visam a segurança e a eficiência. É aí que entra a IA, que nos últimos anos tem sido cada vez mais utilizada.

Veja como a inteligência artificial na elétrica pode atuar como uma ferramenta revolucionária:

Automatização de tarefas

Sejamos práticos: tempo é dinheiro. Nesse sentido, o desempenho dos softwares de IA na automatização de tarefas rotineiras permite que os especialistas do ramo da elétrica se dediquem a outras atribuições mais complexas.

Entre as principais atividades que podem ser automatizadas por IA na elétrica, estão:

  • identificação de problemas elétricos: desde 2020 já existem sistemas mais avançados, que utilizam a IA, para ajudar companhias elétricas a detectar anomalias e potenciais riscos, incluindo focos de incêndio;
  • desenvolvimento de relatórios: o aprendizado de máquina é capaz de elaborar relatórios consistentes com dados sobre o desempenho elétrico de um empreendimento.

Segurança

A detecção de riscos e acidentes elétricos é crucial para evitar danos graves e até mesmo fatais. A IA pode substituir colaboradores em testes, preservando a integridade física dos colaboradores e o desempenho da rede elétrica.

Entre os exemplos de como a IA eleva a segurança elétrica, estão:

  • testes e vistorias automatizadas que detectam falhas de segurança mais rápido;
  • instruções de segurança;
  • alerta de risco sobre riscos potenciais.

Eficiência

De modo geral, a IA pode trazer benefícios significativos para quem deseja alavancar seus negócios ou usufruir de um serviço elétrico de excelência. Isso é possível por meio de:

Suporte técnico

Outro papel fundamental da IA na elétrica é o de facilitar o acesso a informações sobre soluções técnicas que orientam e podem complementar a capacitação de eletricistas e técnicos.

Enfim, são tantas vantagens que causam entusiasmo, não é mesmo? Mas, também abre margem para uma dúvida pertinente:

A IA substituirá os profissionais eletricistas?

Não, pelo contrário! Ela é utilizada como uma ferramenta para auxiliar a rotina das pessoas que trabalham com redes elétricas e desempenhar algumas tarefas mais rotineiras.

Indo direto ao ponto, a IA existe para fazer parte de um ecossistema colaborativo entre soluções tecnológicas e seres humanos.

E quem confirma isso é a Universidade de Stanford, em um estudo que mostra que, em vez de perdas de postos de trabalho, a co-evolução entre IA e humanos pode trazer mais produtividade e rentabilidade.

Quanto mais a IA continua a se desenvolver, podemos vislumbrar um aumento na demanda por eletricistas e técnicos experientes. Em resumo, a IA gera um impacto positivo na profissão eletricista, ajudando a trabalhar de forma mais segura e eficaz.


Fontes de informações para a construção desse texto: Forbes, Pixforce, Stork, Stanford News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos