Canaletas com divisórias internas são elementos indispensáveis para separar a fiação elétrica, proteger os cabos e garantir um excelente acabamento nas instalações, sejam elas expostas ou embutidas.
A NBR 5410 é a norma regulamentadora que determina as condições adequadas para a instalação e funcionamento seguros das instalações elétricas de baixa tensão.
As instalações de baixa tensão são aquelas que possuem até 1000V em tensão alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, e 1500V em tensão contínua, podendo ser residenciais ou comerciais.
Entre suas diretrizes, a NBR 5410 estabelece a separação da fiação elétrica de fios e cabeamento de rede e nessa hora a canaleta é uma alternativa prática, inteligente e funcional para atender as normativas e agregar valor ao seu projeto.
Continue a leitura e confira quais são os benefícios de usar canaletas com divisórias internas.
Por que usar canaletas com divisórias internas?
Para o projetista, uma das principais vantagens em usar canaletas com divisórias internas é que elas existem em vários modelos, cores e quantidades diferentes de repartições no seu interior.
Sem contar que elas podem ser usadas nas paredes, pisos, rodapés e até mesmo no teto, garantindo maior liberdade à criação.
Além da versatilidade, as canaletas com divisórias internas garantem outros benefícios ao projeto e ao estabelecimento, entre eles destacamos:
Mais organização para os cabos
Usar canaletas com divisórias internas garante mais organização dos fios e cabos.
Ou seja, todo o volume de cabeamento e fiação necessário em uma instalação elétrica ficará em um mesmo duto, mas devidamente separado e adequadamente organizado.
Uma divisória, por exemplo, pode servir para armazenar os fios elétricos e as demais podem ser utilizadas para os diversos e necessários cabos de redes para conectar computadores, internet, USB, etc.
As divisões evitam que fios e cabos fiquem emaranhados e também facilitam qualquer alteração que seja necessária ou manutenção no sistema elétrico.
Blindagem eletromagnética
Lembramos que a interferência eletromagnética é considerada uma das principais responsáveis por falhas na rede de computadores.
Quando você usa em seus projetos, em especial as canaletas com divisórias internas em alumínio, toda a estrutura permite maior blindagem eletromagnética (EMI). É interessante salientar que, para uma perfeita blindagem eletromagnética, é fundamental que a divisória interna, fique bem vedada junto à tampa das canaletas, não existindo qualquer fresta entre elas.
Sem contar que a separação por tipos de cabos no interior da canaleta também ajuda na prevenção de surtos elétricos e na diminuição do ruído magnético.
Não compromete a estética
Já dissemos que as canaletas com divisórias internas, de sobrepor ou embutir, são elementos versáteis que podem ser aplicados em paredes, pisos, rodapés e teto, e o melhor é que elas não comprometem a estética do espaço.
Com design super discreto, são produzidas em várias cores e podem ter tampas planas ou curvadas, ajudando a formar um conjunto que agrega valor ao acabamento e harmoniza com a decoração do ambiente.
Nesse vídeo, você conhece outros detalhes sobre porque optar por canaletas de alumínio em uma instalação. Dê play e assista.
Conheça as canaletas com divisórias internas da Dutotec
A Dutotec possui uma linha completa de soluções em canaletas com divisórias internas que farão a diferença no seu projeto.
Entre elas, destacamos para você:
Duto canal modelo tradicional: possui uma divisória interna fixa no meio e até quatro móveis. Podendo ter até seis seções para passagem de cabos. O modelo usa tampa plana lisa e fixação por meio de click.
Duto canal modelo light: com uma única divisória interna, no meio e tampa plana lisa, fixada por pressão.
Dutotec X: apresenta uma divisória interna fixa, oferecendo duas opções de passagens de cabos, em tamanhos diferentes com proporções 2/3 × 1/3. Usa tampa levemente curvada, com detalhe superior em toda sua extensão.
Duto Slim: a peça tem uma divisória interna fixa com duas passagens de tamanhos iguais, com dimensões de 1/2 x 1/2. Com tampa curva lisa.
Dutotec R40: esse modelo apresenta uma divisória interna fixa com duas passagens de cabos, em tamanhos diferentes, nas proporções 2/3 x 1/3. A tampa é levemente curvada, com detalhes nas extremidades laterais.
Standard: as canaletas 73 x 25 podem ter uma ou duas divisórias, garantindo duas ou três passagens diferentes para fios e cabeamentos, além da existência sem divisória. O modelo 73 x 45 tem uma divisória (que pode ser centrada 1/2×1/2 ou deslocada 1/3×2/3), garantindo duas passagens diferentes para fios e cabeamentos, além da existência sem divisória.
Ambas podem usar tampa plana ranhurada ou lisa e tampa curva ranhurada ou lisa.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre as canaletas com divisórias internas, seus benefícios e nossas soluções, entre em contato conosco. Teremos enorme satisfação em esclarecê-las.