O zumbido na tomada é um problema que incomoda muito os clientes, que associam o som com insegurança e possíveis acidentes.
Essa condição pode ocorrer por diversos motivos, como uma conexão frouxa, o uso de materiais de baixa qualidade ou a sobrecarga do sistema.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade, mais de 50% dos incêndios domésticos ocorrem por sobrecarga e curto-circuito, o que mostra a importância dos profissionais ficarem atentos na hora da instalação e da manutenção do projeto elétrico.
Continue lendo para saber mais e veja como prevenir o zumbido na tomada.
Como prevenir o zumbido na tomada?
Veja as principais medidas para prevenir o zumbido na tomada.
Faça manutenção de forma frequente
Após garantir a instalação da forma correta e o uso de materiais de alta qualidade, é necessário realizar a manutenção de forma frequente.
A NBR 5410, responsável por normatizar as instalações elétricas de baixa tensão, não define exatamente o prazo padrão para a manutenção preventiva, já que isso depende das condições e da complexidade do sistema.
Mesmo não havendo uma recomendação oficial, há um consenso de haver uma revisão a cada cinco ou seis anos, ou antes, se for notado:
- aumento no consumo de energia sem justificativa,
- cheiro ou marcas de queimado,
- emissão de faíscas, especialmente ao conectar um aparelho na tomada,
- zumbido na tomada.
Garanta que as conexões estão bem feitas
Com o tempo, os fios do sistema elétrico podem ficar frouxos, o que faz com que eles vibrem, gerando o zumbido na tomada.
Isso é mais frequente em instalações antigas, que contam com tomadas desatualizadas, mas pode ocorrer em qualquer tipo de obra.
Além de ver se os fios estão frouxos, é importante garantir que toda a instalação foi feita corretamente e com materiais de qualidade. Não esqueça também de analisar o quadro de distribuição para verificar se o dimensionamento foi feito corretamente.
Evite a sobrecarga do circuito
Vivemos em uma era que está cada vez mais tecnológica e os consumidores utilizam diversos equipamentos, como celulares, computadores, luminárias e diversos outros dispositivos eletrônicos.
Tudo isso pode levar a sobrecarga do circuito, trazendo grandes riscos.
O ideal é desligar todos os equipamentos e distribuir parte da carga para outros circuitos ou adaptar o sistema atual para suprir a demanda atual.
Como facilitar a manutenção dos projetos elétricos?
Realizar a manutenção dos projetos elétricos pode ser um tanto quanto complicado, especialmente quando os cabos não são de fácil acesso.
Para tornar esse momento mais simples, uma boa ideia é utilizar canaletas de alumínio, que permitem a visualização, o conserto e a substituição do cabeamento de forma descomplicada.
A Dutotec conta com diversas opções para suprir todas as demandas, com instalações embutidas ou aparentes, com alta ou baixa capacidade de cabos, com ou sem divisórias internas e com diversos tipos de acabamentos.
Considerando tudo isso, a Standard, por exemplo, está disponível nos modelos de 25 e 45 mm de altura, ambas com 73 mm de largura. Ela conta com septos divisórios e garante a blindagem eletromagnética nos projetos.
Já a Dutotec Slim é indicada para baixa capacidade de cabos e pode ser instalada em paredes ou sobre o piso.
Com nossas soluções, você conseguirá trazer mais segurança, evitará zumbido na tomada e ainda garantirá uma manutenção mais simples.
Leia também: Comparativo de canaletas: como acertar na escolha para o seu projeto
Para saber mais, entre no nosso site ou fale conosco e converse com um de nossos especialistas.