Cuidados essenciais no manuseio de cabos de fibra óptica

O manuseio de cabos de fibra óptica é uma atividade que requer muito cuidado para que a conexão proporcionada por eles não seja prejudicada.

Esse tipo de equipamento vem sendo cada vez mais utilizado, já que a conexão à internet é mais ágil e eficiente, além de ser muito mais estável do que as alternativas utilizadas antigamente.

No entanto, a sua instalação demanda muita atenção, tendo em vista que o material no qual os cabos são fabricados pode sofrer danos caso não recebam um tratamento adequado.

Por isso, preparamos esse conteúdo com dicas de manuseio de cabos de fibra óptica para que a sua instalação seja um sucesso. Confira!

5 cuidados essenciais na instalação e manuseio de cabos de fibra óptica

Apesar de ser fabricado em um tipo de vidro, o material da fibra óptica é feito de sílica ultrapura, que tem boa resistência e é capaz de aguentar grandes temperaturas e pressões.

No entanto, como em todo cabeamento, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a durabilidade da instalação, além de não prejudicar a conexão à internet.

Embora o equipamento já seja bastante comum em diferentes espaços, seja nos ambientes comerciais ou nos home offices das residências, ainda é comum que existam dúvidas em relação ao manuseio de cabos de fibra óptica, pois eles se popularizaram somente ao longo dos últimos anos.

Confira algumas dicas para acertar na instalação:

1 – Preste a atenção na curvatura do cabo

Ao instalar os cabos é natural que eles precisem ser “forçados” para fazer curvas e se adaptar a diferentes espaços.

Para garantir que não sejam danificados, é essencial verificar o seu limite de curvatura, ou seja, o quanto podem ser forçados. Para conferir essa informação, basta consultar os dados fornecidos pelo fabricante.

2 – Evite pressionar o cabo

Como mencionamos, esse equipamento é fabricado em um material de alta resistência, que não costuma ser facilmente danificado. Ainda assim, é fundamental tomar o cuidado de não aplicar pressão sobre os cabos.

Essa cautela é essencial para evitar qualquer tipo de dano à fibra, já que isso pode levar a prejuízos na conexão, comprometendo o funcionamento de toda a instalação.

3 – Mantenha o local limpo

Outro fator que pode prejudicar o equipamento e que, portanto, precisa ser considerado no manuseio de cabos de fibra óptica é a sujeira.

Embora pareça inofensiva, ela pode causar danos ao material. Por isso, o ideal é manter o ambiente limpo e ter em mãos o álcool 70% para fazer a higienização correta dos materiais utilizados.

4 – Instale fora do alcance de pets

Se a instalação for feita em um ambiente residencial, é preciso prever algumas situações que podem danificar a instalação no futuro.

Um exemplo comum são os pets, que podem se interessar pelos cabos e roer alguns deles, o que gera prejuízos para o equipamento, mas, acima de tudo, representam um risco à segurança dos animais, por conta dos cacos de vidro.

Assim, a melhor solução é manter os cabos escondidos utilizando materiais de qualidade para cumprir essa tarefa.

5 – Proteja os cabos com as canaletas Dutotec

Para um manuseio de cabos de fibra óptica que proteja todo o sistema de possíveis danos, as canaletas de alumínio da Dutotec são a melhor solução.

Esse equipamento é ideal para proteger os cabos, já que o alumínio é um material de alta resistência e durabilidade, além de também proporcionar uma melhor organização para o ambiente, sem fios expostos e emaranhados.

Por isso, para garantir a qualidade do seu projeto, acesse o site da Dutotec e conheça nossas opções de canaletas!

1 COMENTÁRIO

  1. Mesmo dentro do telhado é importante proteger a fibra por meio de canaletas de qualidade para evitar que maritacas, por exemplo, possam romper a fibra e deixar você sem comunicação. O mesmo serve para cabos elétricos. Conduítes plásticos são cortados com facilidade por essas aves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos