PC de luz: qual o momento ideal para modernizar e como fazer?

Manutenção, reforma e modernização do PC de luz garantem a segurança do imóvel e das pessoas que moram ou trabalham no local.

É importante reconhecer que o sistema elétrico de um imóvel residencial ou comercial mais antigo não foi projetado para atender e suportar toda a demanda de conectividade atual.

Afinal, aparelhos eletrônicos e elétricos fazem parte do nosso dia a dia e, nesse caso, se o sistema antigo não foi modernizado, moradores e usuários enfrentarão sérios problemas de sobrecarga, desligamento frequente de disjuntores, risco de queima dos equipamentos e até mesmo curto-circuito.

A NBR 5410 estabelece as diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão e, em relação à manutenção, alerta que a sua periodicidade deve considerar a complexidade da instalação.

Ou seja, quanto maior a quantidade e a diversidade de equipamentos ligados e necessidade de capacidade elétrica no imóvel, maior deve ser a preocupação com periodicidade da manutenção e a modernização.

Apenas como ilustração, é interessante frisar que a NBR-5410, em seu item 8.3.2 – Quadros de Distribuição e Painéis, no sub-item 8.3.2.2 diz que o reaperto de conexões deve ser feito no máximo 90 dias após a entrada em operação da instalação elétrica e repetido em intervalos regulares.

Convém registrar que, pelas visitas e observações, temos um problema nos prédios hoje existentes, que uma grande quantidade deles não obedecem à NR-10 – Norma Regulamentadora de Segurança, do Ministério do Trabalho, que trata da segurança de quem trabalha com energia elétrica e para os usuários destas instalações.

Então, quando você deve orientar o seu cliente que é hora dele investir na modernização do PC de luz?  Continue a leitura e confira.

Sinais que indicam a necessidade de modernizar o PC de luz e instalações elétricas

Um imóvel que não passou por uma modernização no seu PC de luz não tem capacidade para suportar toda a demanda de conectividade atual e o sistema elétrico começa a dar sinais que está desfasado e/ou sobrecarregado.

Esses sinais são:

Aumento do custo da energia elétrica

A maioria dos novos equipamentos elétricos e eletrônicos, hoje em dia, vêm de fábrica com plugues de 20A, antigamente era comum os de 10A.

Logo, os atuais precisam de uma maior potência para funcionar, levando muitas vezes a necessidade do uso de adaptadores, provocando um aumento de consumo da energia elétrica na conta.

Desempenho prejudicado dos aparelhos

Aparelhos elétricos e eletrônicos Canva
Canva

Outro sinal que o PC de luz precisa ser modernizado é quando se observa que os aparelhos elétricos ou eletrônicos, quando ligados, estão com seu desempenho prejudicado.

Isso acontece porque o sistema antigo, fios e cabos, não consegue entregar a energia necessária para garantir o bom funcionamento, especialmente dos novos aparelhos.

Esse desempenho prejudicado nos aparelhos é percebido, por exemplo, em falhas no chuveiro elétrico, quando o computador desliga repentinamente, equipamentos dão sinais que estão fazendo muito esforço para funcionar, etc.

Falta de segurança

A falta de segurança é outro sinal de que o PC de luz precisa ser modernizado.

Esses sinais são representados principalmente por zumbido na tomada (efeito ocorrido principalmente pelo mau contato dos cabos, com os terminais das tomadas), cheiro de queimado, choques e faíscas ao ligar um equipamento e indicam que existem conexões soltas ou superaquecimento na rede.

Destacamos que, segundo o site da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), datada de fevereiro de 2023, acidentes domésticos causados por eletricidade causam mais de 200 óbitos no Brasil e, claro, praticamente todos poderiam ser evitados.

Aproveite para conhecer as soluções que não propagam chamas da Dutotec e agregue ainda mais valor ao seu projeto. Dê play e confira.

Como utilizar as canaletas Dutotec para expandir as redes elétricas?

Saiba quais os modelos recomendados de canaletas para área gourmet

A modernização do PC de luz envolve a atualização no padrão de distribuição de energia no sistema elétrico do imóvel.

Para isso, é realizado um estudo de cargas para então elevar a potência de toda a rede.

Desse modo, para elevar a potência é preciso a substituição de quadros de distribuição de energia, cabos, disjuntores e outros componentes.

Nessa hora, as canaletas são soluções inteligentes, práticas e funcionais para passagens de fios e cabos em instalações aparentes, além de agregarem valor ao seu projeto.

As canaletas da Dutotec oferecem as seguintes vantagens:

  • mantêm os fios escondidos e organizados,
  • facilidade de acesso e manutenção em todo o cabeamento,
  • facilita a identificação de possíveis problemas na rede,
  • podem ser facilmente modificadas ou expandidas,
  • são resistentes e duráveis,
  • exigem menor investimento,
  • são fáceis de instalar,
  • garantem excelente acabamento e harmonia estética.

Agora que você conferiu quando é o momento ideal para modernizar o PC de luz, acesse nosso site e conheça de perto as canaletas Dutotec e agregue valor ao seu projeto.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos