Conheça a forma mais prática de separar fios elétricos e cabos

Segundo as normas técnicas para instalações de cabos e fios, é necessário separar a fiação elétrica do cabeamento de rede — mesmo que alguns profissionais ainda relutem em seguir a risca esse direcionamento quando o cliente pede para baixar o orçamento do projeto.

E pensando justamente nessas situações, trouxemos uma solução que pode ser o melhor custo-benefício para um projeto, já que tanto a estrutura de cabos como a fiação elétrica podem passar pela mesma canaleta.

Em outras palavras, em vez da necessidade de instalar mais de um condutor para ocorrer a separação, ela pode ser feita em um mesmo condutor e ainda estar dentro das normas de segurança.

Saiba mais:

Coloque os cabos e fios em uma mesma canaleta

Uma das formas mais práticas e elegantes de instalar fios e cabos que passam pelo mesmo caminho é utilizando canaletas de alumínio.

Exemplo de canaletas
Fonte: Dutotec

Isso porque é possível colocar divisórias internas, também em alumínio, para separar o cabeamento de redes diferentes da fiação elétrica, tudo isso usando uma mesma canaleta.

Inclusive, o mais interessante é que a quantidade de divisórias internas pode ser escolhida conforme necessidade do projeto, dando uma grande liberdade ao projetista.

Canaletas com divisórias
Fonte: Dutotec

💡 Mas, e a interferência eletromagnética? Como as canaletas e as divisórias são em alumínio, a estrutura permite a blindagem eletromagnética entre os cabos e fios. Ou seja, a instalação está protegida mesmo estando em uma mesma canaleta.

Dimensione projetos em qualquer volume de cabos e fios

Outra praticidade das canaletas é que você não precisa se preocupar com o volume final do cabeamento e fiação que passará pelo mesmo conduto. Isso porque são várias linhas de canaletas de alumínio, para atender tanto a pequenos como grandes projetos.

Por exemplo, para instalações residenciais, que costumam exigir bem menos da estrutura cabeada e da fiação, o indicado é o uso da Dutotec X ou Duto Slim.

Por outro lado, para prédios comerciais, que precisam de uma estrutura robusta, o melhor é optar pela Dutotec R40 ou Standard.

💡 Para saber mais detalhes sobre as capacidades: temos um guia sobre a quantidade de cabos e fios que as canaletas Dutotec suportam.

Leve uma boa relação entre custo-benefício para o cliente

Em suma, essas canaletas equilibram a relação entre o valor do projeto e todos os benefícios que elas têm a oferecer. Ou seja, argumentos que podem ser usados na hora de aprovar o projeto, com a garantia de uma solução segura, elegante e durável.

Veja as principais vantagens:

  • Dimensionamento de uma mesma canaleta tanto para cabos quanto fios;
  • Proteção a longo prazo contra fatores externos (clima e sujeira) e internos (interferências);
  • Solução que pode ser usada em ambientes externos, internos e embutidos;
  • Opções com divisórias internas móveis, para adicionar ou retirar quando quiser;
  • Acabamento moderno e elegante, um diferencial para projetos residenciais e corporativos;
  • Instalação facilitada, incluindo tampas de encaixe por pressão e linha completa de acessórios e equipamentos.

Canaletas em ambientes
Fonte: Dutotec

👉 Na imagem acima, são exemplos das canaletas Dutotec aplicadas em dois projetos diferentes (de clientes). O primeiro, em ambiente comercial, e o segundo, em ambiente residencial. Ambos modelos de canaletas possuem divisórias internas, para a passagem de cabos e fios, sem que se encostem.

Peça seu orçamento e tire suas dúvidas

Entre em contato conosco e ajudamos a dimensionar as canaletas para o seu projeto, seja ele elétrico, de cabeamento ou ambos. Se preferir, estamos no WhasApp!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos