Instalação elétrica externa: benefícios e canaletas usadas

Engana-se quem acha que instalação elétrica externa e instalação elétrica aparente são a mesma coisa. Isso porque um sistema elétrico externo pode ser qualquer cenário em que se faz necessário energizar um ambiente que está longe da fonte de energia.

Por exemplo, quando é preciso colocar mais tomadas em um ambiente e a fiação é puxada pelo lado de fora da parede até o local. Ou mesmo pelo chão, que também é bem comum.

Por outro lado, o termo “instalações aparentes” é mais usado para o conceito de tubulações de fiação em decorações ao estilo industrial.

Quais os benefícios da instalação elétrica externa?

Instalação elétrica externa Vasto
Fonte: Dutotec

Por que fazer uma instalação elétrica externa e não interna? Não vale mais a pena quebrar um piso, teto ou uma parede para deixar a fiação escondida?

Bem, existem diversos motivos para escolher fazer o sistema externamente, como:

  • em ambientes onde a elétrica não foi bem planejada, assim como em reformas, é mais fácil fazer a instalação externa do que quebrar uma boa parte da estrutura para acomodar as novas fiações;
  • quando a fiação é externa, o processo de manutenção é facilitado, afinal o eletricista só precisa abrir as canaletas onde estão os fios para realizar o trabalho;
  • para levar mais tomadas e interruptores ao ambiente sem precisar de grandes reformas.

Quais cuidados ter em instalações externas?

Para um profissional, o cuidado principal com instalações externas é a escolha da canaleta. Ou seja, o material de fabricação precisa ser algo que evite infiltrações, curto-circuitos, entrada de insetos, poeira, proliferação de fungos e bactérias.

Sendo assim, a mais indicada são as canaletas de alumínio, resistentes contra fatores externos e climáticos — não corrosivas — e bem vedadas — por causa das tampas com encaixe por pressão.

Além disso, nas canaletas DUTOTEC é possível solicitar o acabamento em tinta NO BACT para ambientes ligados à saúde, como hospitais, clínicas e mais. Isso porque ela faz o papel de impedir a proliferação de bactérias e fungos no material, o que é crucial nesses estabelecimentos.

👉 Para mais informações sobre as canaletas para ambientes hospitalares, veja aqui!

Opções DUTOTEC para o seu projeto

  • Dutotec X: para projetos elétricos em residências que não necessitem de uma canaleta com alta capacidade de fios, assim tendo um melhor custo-benefício;
  • Duto Slim: acabamento arredondado, que dá um toque diferente na finalização e ainda pode ser usada no piso sem riscos de acidente por tropeços;
  • Dutotec ROD: para usar as canaletas no lugar de rodapés e passar a fiação no contorno de todo o ambiente sem ser agressivo a decoração;
  • Dutotec R40 e STANDARD: para ambientes em que o volume de fios é maior, como em prédios comerciais, escritórios, hospitais, academias, entre outros.

Instalação elétrica externa Dutotec
Exposição das canaletas DUTOTEC, na ordem de cima para baixo: Duto Slim, Dutotec X, STANDARD, R40 e Dutotec ROD.

Outra informação que faz toda a diferença em qualquer projeto elétrico é que as canaletas DUTOTEC estão de acordo com todas as normas nacionais e internacionais de estruturas e fiação elétrica. Ou seja, mais uma forma de levar qualidade ao seu cliente.

Para mais informações sobre as nossas canaletas para instalação elétrica externa, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e peça seu orçamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos