Como organizar cabos com 3 dicas de segurança para qualquer ambiente

Hoje, vamos te mostrar alguns cuidados de como organizar cabos da melhor maneira possível, sempre priorizando a segurança do ambiente, a durabilidade do cabeamento e das canaletas em que serão colocados, como outros detalhes.

Confira!

1 – A importância da escolha de canaletas com divisórias

O primeiro cuidado de segurança na organização de cabos é escolher canaletas que tenham divisórias internas. Ou seja, é uma forma de separar o cabeamento de redes diferentes da fiação elétrica, já que ambas podem passar pela mesma canaleta, porém sem contato.

Canaleta de alumínio DUTOTEC
Fonte: DUTOTEC

O mais interessante é que você encontra canaletas de alumínio com uma boa variedade de divisórias internas, assim como modelos em que essas divisões são personalizáveis, ou seja, você coloca e tira como achar melhor.

É importante salientar que toda canaleta com divisórias e com tampas móveis, deve possuir estas divisórias perfeitamente em contato com as tampas para não se ter uma completa proteção entre os diversos tipos de sinais.

Nessas situações, é interessante separar os tipos de cabos também, para que os sinais não interfiram entre si. Nesse caso, já podemos seguir para a nossa segunda dica:

2 – O uso de canaletas com proteção contra interferências

Primeiramente, saiba que temos dois textos exclusivos sobre esse tema, um que explica o que é a interferência eletromagnética e o outro sobre a blindagem eletromagnética.

Isso porque, o fato das canaletas para organizar cabos serem de alumínio e com divisórias internas, é o que cria essa “proteção” entre tipos diferentes de sinais, para que um não atrapalhe o outro.

Na prática, o que temos é o seguinte modelo de blindagem:

Blindagem eletromagnética em canaleta de alumínio
Fonte: DUTOTEC

Note que, na imagem acima, os diferentes tipos de cabo não se encontram. Ou, em outras palavras, não se encostam. Nesse exemplo, por conta do volume do cabeamento e a própria estrutura do caminho, foi necessário usar uma peça (em alumínio) de derivação para tal.

Mas, em outras situações, como cabeamentos residenciais e ambientes comerciais pequenos, pode ser que um único caminho nas canaletas, com uma ou mais divisões internas, funcione bem.

Divisórias internas em canaletas de alumínio
Fonte: DUTOTEC

Acima, um exemplo de todas as possibilidades de divisórias da linha Standard da Dutotec, apenas para você ter uma ideia da versatilidade dessas opções.

3 – Atenção para o fechamento da tampa da caneta

Outro ponto importante é o tipo de vedação da tampa de uma canaleta. Isso porque ela precisa cumprir os seguintes atributos:

Vedar bem os espaços que tenham cabos: para impedir que qualquer interferência externa ou interna possa comprometer o cabeamento de alguma forma, como o aparecimento de insetos e sujeira, por exemplo.

A proteção da interferência externa é obtida pela perfeita conexão da tampa com a canaleta, ao passo que a proteção da interferência interna é obtida pelo perfeito contato das divisórias com a tampa. Estas condições são fundamentais em toda a extensão da canaleta e tampa.

Ser fácil de abrir e fechar: ao mesmo tempo, as tampas precisam facilitar as manutenções do cabeamento, sem perder sua efetividade ao serem retiradas e colocadas novamente, novamente, não perdendo suas características iniciais.

Elegância: querendo ou não, a tampa da canaleta é a parte que fica mais exposta no ambiente, ou seja, em instalações aparentes, quando mais bonito for o acabamento, mais harmoniosa fica a composição com a decoração local.

Exemplo de canaleta aplicada em ambiente
Fonte: DUTOTEC

Acima, um bom exemplo do que falamos: a linha R40 da Dutotec foi instalada em um ambiente, sem comprometer em nada a sua decoração, pelo contrário.

Outros cuidados

Para finalizar, o que vai determinar como organizar cabos também vai muito das peculiaridades de um estabelecimento. Por exemplo, em ambientes hospitalares e da saúde em geral, o ideal é optar por canaletas com acabamento em tinta NO BACT, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Outro exemplo são as instalações aparentes de cabos no piso.

Nesses casos, procure modelos que tenham os cantos rebaixados, como a Duto Slim (em alumínio), para impedir que as pessoas tropecem ao caminhar. Além disso, são canaletas que aguentam uma grande quantidade de peso em cima, ótima para esse tipo de projeto.

Por fim, a escolha do alumínio na fabricação das canaletas para organizar cabos é o ideal. Tanto pelos motivos que citamos neste texto, quanto outros que você pode ver em detalhes em nosso guia sobre os benefícios dessa solução!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos