Como fazer um projeto para instalações aparentes?

As instalações aparentes ganharam o coração de muitas pessoas e têm se tornado uma tendência crescente na elaboração de ambientes internos.

No entanto, o fato de que ficam expostas faz com que seja necessário tomar alguns cuidados a mais, tanto para manter a segurança do projeto elétrico quanto para chegar a um bom design.

Assim, é sempre bom ter em mãos algumas dicas que ajudam a realizar esse tipo de projeto com mais segurança e qualidade.

Para conferir as nossas, continue a leitura e saiba como elaborar um bom projeto com instalações aparentes!

5 dicas para elaborar um projeto com instalações aparentes

Essa tendência vem lá da década de 1950, quando muitas fábricas dos Estados Unidos foram fechadas e se transformaram em grandes estúdios, que logo se tornaram as residências de muitas pessoas.

Assim, o estilo foi ganhando mais espaço e, agora, é procurado para criar ambientes modernos e despojados. Mas como elaborar um projeto com instalações aparentes? Confira nossas dicas:

Planeje o posicionamento de tomadas e interruptores

Canaletas de alumínio

Um primeiro ponto bastante importante é pensar sobre o posicionamento das tomadas e dos interruptores.

Nessa etapa, é importante levar em conta a praticidade do espaço e também as normas que orientam esse aspecto de um projeto. De acordo com a NBR 5410, a altura padrão para as tomadas e interruptores pode ser classificada em três níveis, cujas medidas mínimas são de:

  • baixas: 30 cm do chão,
  • médias: 1,2 m a 1,3 m do chão,
  • altas: 2 m ou 2,25 m do chão.

Vale ressaltar que tão importante quanto o posicionamento é a escolha do material. É importante escolher uma opção que ofereça segurança, impedindo a propagação de chamas.

Todos os nossos acessórios são feitos de termoplástico de engenharia com aditivos que tornam os ambientes mais seguros. Saiba mais:

Considere a limpeza e manutenção

Como as instalações aparentes ficam muito expostas, é importante lembrar de tomar alguns cuidados que facilitam a limpeza e manutenção delas.

Para isso, é preciso contar com equipamentos e materiais com boa durabilidade, que não oxidem ou sofram outros tipos de degradação facilmente.

As canaletas de alumínio, por exemplo, são uma boa opção para esse contexto.

Inspire-se em outros projetos

Se a ideia de trabalhar com instalações aparentes ainda parece um pouco complicada, procurar por inspiração em outros projetos é sempre uma boa forma de alavancar esse processo.

O estilo industrial já é uma tendência na decoração de ambientes internos, então é fácil encontrar um pouco de inspiração procurando por espaços que seguem essa linha.

Escolha cores e decoração complementares

Para que o resultado final tenha um design moderno e despojado, assim como um visual harmônico e agradável, é importante procurar elementos que estejam alinhados a esse tipo de instalação.

Cores mais neutras, como o preto, o branco e até o marrom, por exemplo, sempre vão muito bem com esse estilo.

Invista em canaletas de qualidade

Um projeto com instalações aparentes deve prezar pela qualidade das canaletas, que são um elemento fundamental para garantir a proteção e durabilidade do sistema elétrico que ficará exposto.

Para garantir um excelente resultado no seu projeto, as canaletas de alumínio da Dutotec são a melhor solução.

Disponíveis em diversos modelos, elas têm a funcionalidade e a versatilidade de que você precisa para adequar o equipamento a diferentes ambientes, sem perder de vista a importância de utilizar um material de alta qualidade.

Acesse o site da Dutotec e conheça as melhores canaletas de alumínio para a sua instalação elétrica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos