Tomadas no banheiro: boas práticas de instalação

Uma das grandes dúvidas na hora de elaborar um projeto elétrico é qual a quantidade ideal de tomadas no banheiro, bem como os cuidados necessários na sua instalação.

Em outros cômodos, como salas e quartos, é preciso atender a grandes demandas de conectividade, o que exige um dimensionamento preciso, que ajude a trazer praticidade para as pessoas que frequentarão o espaço.

Já nesse cômodo específico, assim como nos lavabos, há uma grande preocupação por conta da quantidade de água utilizada diariamente nesses ambientes.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o melhor resultado do projeto elétrico, tomando a praticidade e a segurança como dois pilares fundamentais.

Continue a leitura e conheça algumas boas práticas para a instalação de tomadas no banheiro!

O que diz a NBR 5410 sobre instalações de tomadas no banheiro?

A NBR 5410 é a norma que determina as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que apresentam até 1000V em tensão alternada ou 1500V em tensão contínua.

Assim, trata-se de uma diretriz de grande importância para uma instalação segura e eficaz das tomadas no banheiro, principalmente no que diz respeito às orientações específicas para esse espaço.

O documento apresenta as quantidades mínimas de tomadas por cômodo que um projeto elétrico deve apresentar.

De acordo com a NBR 5410, no banheiro, a obrigatoriedade é de pelo menos uma, próxima ao lavatório. Além disso, a norma dá algumas outras diretrizes que você pode conferir a seguir.

Boas práticas para instalações de tomadas no banheiro

Nos banheiros e lavabos, é preciso redobrar os cuidados com o projeto elétrico, já que esses ambientes são propícios a diversos acidentes envolvendo a água.

Assim, é fundamental seguir algumas boas práticas de instalação das tomadas, como:

Quantidade

Como mencionamos, no que diz respeito ao banheiro, a NBR 5410 determina a obrigatoriedade de um ponto de tomada próximo ao lavatório.

Isso não significa que não possa haver outros. Caso o cômodo tenha dimensões muito grandes e haja demanda por mais conectividade, essa não deixa de ser uma possibilidade.

Contudo, é importante verificar se há necessidade de instalar mais pontos, uma vez que poucos aparelhos são utilizados nesse ambiente, a exemplo de secador de cabelo, barbeador e outros itens de cuidado pessoal.

Distância dos pontos com água

A grande preocupação em relação às tomadas no banheiro é a sua proximidade em relação ao chuveiro ou banheira.

Para evitar problemas nesse sentido, a NBR 5410 também determina que as tomadas devem ficar a uma distância mínima de 60 cm dos pontos de água do cômodo, de modo a evitar qualquer tipo de acidente.

Cuidados

Além de seguir as normas estabelecidas para a instalação de tomadas no banheiro, também é importante tomar alguns cuidados extras.

Por exemplo, a quebra das paredes, procedimento comum na realização dos projetos elétricos, pode prejudicar a tubulação desse espaço, gerando prejuízos.

Assim, é mais indicado utilizar uma instalação externa, contando com a proteção necessária para a fiação, a qual deve ser garantida por meio das canaletas, que também proporcionam um excelente visual para o cômodo.

Para o banheiro, as canaletas de alumínio Dutotec X e Duto Slim são as mais indicadas, ideais para projetos com baixa ocupação de cabos e fios no seu interior.

Agora que você já sabe como proceder quando o assunto é tomadas no banheiro, continue aqui e saiba também como aumentar a vida útil da instalação elétrica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos