Passivos e ativos de redes: como diferenciar os componentes em seu projeto

Hoje, o conteúdo é mais conceitual, apenas algumas definições que você precisa saber para quando estiver projetando as suas estruturas de cabeamento de rede. Então, o que são passivos e ativos de rede? Quais equipamentos usados se enquadram em cada uma das definições?

Bem, já adiantando, saiba que as nossas canaletas são recursos passivos e você vai entender, em detalhes, logo mais.

O que são ativos de rede?

Para estruturar uma rede de computadores, é necessário fazer uso de equipamentos que façam a conexão entre máquinas, assim como ajuda na organização desses arquivos.

Esses aparelhos, que irão gerar e receber dados, converter sinais eletrônicos (e outros), são chamados de ativos de rede.

Por exemplo, os roteadores, que distribuem o sinal de internet para todos com computadores. Mas, também podemos citar os servidores, hubs, switches, firewall, placas de rede, entre outros.

E o que são passivos de rede?

A principal função de um equipamento passivo é fazer a interligação entre fontes, aparelhos e dispositivos. Ou seja, também transportam dados, mas não chegam a ter alguma interação em cima das informações transferidas.

Por exemplo, qualquer fonte de alimentação é um equipamento passivo, pois sua única e exclusiva missão é transportar a energia necessária para que o aparelho em questão, ligue.

Outros que podemos citar, são: réguas de distribuição, réguas de alimentação, conectores (como o RJ45, um dos mais usados), tubos de passagem, calhas e, vejam só, as nossas canaletas de alumínio!

Por que as canaletas DUTOTEC são passivos de rede?

Bem, a função das nossas canaletas é organizar e armazenar os cabos de rede de forma segura, para que a informação seja transportada sem interferência.

Sendo assim, na prática, é com as canaletas que você irá trilhar todo o caminho da rede, seja ela aparente ou embutida, para que os fios fiquem protegidos e não expostos, até por questões decorativas também.

Com isso, o que temos é a função única e exclusiva de fazer a interligação de algo, que nesse caso, é a passagem dos cabos. Não há nenhuma interferência ativa nos dados transmitidos, logo, as canaletas são um item passivo em sua estrutura de rede.

👉 Se você ficou curioso sobre o motivo de usar uma canaleta para a passagem de cabos de rede, em vez de calhas ou tubos, leia o nosso artigo que explica o que é a blindagem eletromagnética e porque esse recurso, presente nas canaletas em alumínio, é essencial em qualquer projeto de cabeamento.

Conclusão

Os passivos e ativos de redes são todos os equipamentos responsáveis por fazer a transferência de dados ou de sinais. Porém, no passivo não há nenhuma ação sobre a informação, já no ativo, sim.

E toda a rede de cabeamento corporativa é composta por esses dois tipos de equipamentos, diferentemente de uma rede residencial, por exemplo, que é mais básica e pode conter apenas passivos.

👉 Também existem os modelos de canaletas que são mais indicadas para ambientes corporativos. Conheça aqui as melhores linhas da DUTOTEC para este tipo de estrutura e saiba qual usar para especificar em seu projeto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos