O mundo atual pede por agilidade em tudo o que fazemos no dia a dia, mas principalmente no que é referente a tecnologia. Então, é esperado que existam dúvidas sobre qual cabo de rede usar. Afinal, qual é mais rápido? Qual tem melhor desempenho? E quais as diferenças entre eles?
Abaixo, você vai ver os tipos de cabo de rede mais comuns, o quão suscetíveis são a interferenciais e suas capacidades.
Cat5
O Cat5 é composto por quatro pares de cabos, feitos de cobre trançados. Ainda, esses cabos são revestidos por uma capa de plástico, um dos motivos da categoria ser sim suscetível a interferência eletromagnética, o que coloca o seu desempenho abaixo do que os próximos que iremos falar.
Capacidade do Cat5:
- Largura de banda: até 10Mb/s
- Distância: 100m
- Frequência: 100MHz
Cat5e
O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.
Capacidade do Cat5e:
- Largura de banda: até 1Gb/s
- Distância: 100m
- Frequência: 100MHz
Cat6
O Cat6 veio para ser uma versão melhorada do Cat5e, ou seja, seu substituto. Isso porque a torção dos quatro pares de cabos em cobre é ainda mais forte. Ademais, os pares também recebem um isolamento entre eles, o que faz deste um cabo muito menos suscetíveis a interferências, sejam internas ou externas.
Capacidade do Cat6:
- Largura de banda: até 1Gb/s
- Distância: 100m
- Frequência: 250MHz
Cat7
O Cat7 é um cabo composto por quatro pares trançados com alumínio, que também são envoltos por mais alumínio em folhas).
Ou seja, ele já vem com blindagem interna contra ruído eletromagnético. Por ter uma proteção maior, quando comparado ao Cat6, é possível notar que o Cat7 é um cabo mais grosso. Sendo assim, ele não é versátil para qualquer instalação, já que sua torção é limitada e demanda um espaço maior para ser alocado.
Capacidade do Cat7:
- Largura de banda: até 10Gb/s
- Distância: 100m
- Frequência: 600 MHz
Cat8
O Cat8 é muito semelhante ao Cat7 em questão de blindagem e espessuras.
Porém, esse cabo é muito mais rápido: quando falamos em velocidade de transmissão, sua capacidade chega perto de um cabo de fibra óptica, desde que o comprimento seja limitado em até 30 metros. Caso contrário, seu desempenho cai bastante, muitas vezes mais do que o próprio Cat7.
Capacidade do Cat8:
- Largura de banda: até 40Gb/s
- Distância: 30m
- Frequência: 2.000 MHz
Somente a blindagem nos cabos ajuda contra a interferência?
Sim, ajuda quando nas categorias 7 e 8. Porém, para o padrão mais utilizado Cat5e e modelos de cabos sem blindagem, o ideal é sempre utilizar junto com as canaletas Dutotec que possuem excelente blindagem eletromagnética.
Nesse caso, agora que você já sabe qual cabo de rede usar, convidamos você para conhecer as canaletas de alumínio, que são mais indicadas para garantir que nenhuma interferência atrapalhe o desempenho do cabeamento.