NBR 5410 e caixa de passagem: qual a relação? No que se atentar?

A NBR 5410 é a norma que mais comentamos por aqui, justamente por ser tão importante para projetos elétricos e nem sempre tão lembrada como deveria.

Inclusive, entre todos os componentes que ela abrange, a norma também faz recomendações indispensáveis para a instalação de caixas de passagem. Se atente:

Sobre a NBR 5410

Como toda norma, a NBR 5410 é responsável por garantir a segurança dos usuários do ambiente do qual será feita uma instalação elétrica.

Ou seja, é um conjunto de parâmetros que visam guiar os profissionais para que o projeto seja executado da forma mais adequada possível. Além disso, é usada para limitações de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua, ou seja, projetos de baixa tensão.

Entre os casos mais comuns, a NBR 5410 é muito usada em projetos elétricos de edificações em geral, que abrange desde instalações residenciais até as comerciais e industriais.

Por isso, o indicado é que qualquer profissional siga o indicado pela norma, por mais que os clientes peçam para baratear os custos, o ideal é seguir as recomendações, explicar os motivos delas existirem e que vale muito mais uma estrutura segura e durável do que correr os riscos.

Como a NBR 5410 se relaciona com as caixas de passagem

Como as caixas de passagem fazem parte de estruturas elétricas, a NBR 5410 também traz recomendações sobre o uso desse componente. Por exemplo, parâmetros de distância entre uma e outra, quando são obrigatórias e outros detalhes.

Veja mais:

Distanciamento entre caixas de passagem

A principal recomendação contida na NBR 5410 sobre caixas de passagem elétrica é para o distanciamento entre cada unidade. Sendo assim, a norma pede que o profissional se atente para:

  • Que os trechos contínuos de uma tubulação em linha reta — dos quais não possuam interrupções de caixas de derivação ou de outros equipamentos — não ultrapassem 15 metros de comprimento em instalações internas e 30 metros em instalações externas.
  • Que os trechos com curvas não ultrapassem a quantidade de 3 peças para cada curvatura de 90°, ou seu equivalente a 270°. Nestes casos, se deve reduzir o comprimento máximo, de 3 metros para cada curva de 90°.

Em caso de impossibilidade, o indicado pela norma é o aumento da bitola (tamanho) — canaleta, eletroduto ou tubulação — para a bitola imediatamente superior, respeitando uma distância de 6 metros sem caixas de passagem no meio.

Em hipótese alguma, é admitida a instalação de curvas com deflexão maior que 90°; por isto nestes casos se faz a utilização das caixas de passagem.

Localização de uma caixa de passagem

Segundo a norma, é imprescindível que a caixa de passagem seja instalada em um local acessível para futuras mudanças, seja para manutenção, troca ou verificação. Sendo assim, as recomendações são:

  • as conexões e emendas não podem ficar por dentro das passagens (canaletas, eletrodutos ou tubulações);
  • as caixas precisam ter tampas de fácil retirada, sem perder a fixação;
  • em caso de interruptores e/ou tomadas interligados a caixa, elas devem estar bem fechadas com espelhos.

Obrigatoriedade da caixa de passagem

Por fim, a NBR 5410 determina em quais situações é obrigatório conter uma caixa de passagem na estrutura elétrica. Lembrando que a principal finalidade deste componente é facilitar a passagem de fios elétricos, com mais segurança e qualidade. Porém, a norma também diz que:

  • é preciso ter uma caixa de passagem em pontos onde ocorre a entrada ou saída de condutores;
  • também, se faz necessário a instalação das caixas em pontos com emendas ou derivações de condutores;
  • por fim, em qualquer ponto que necessite de uma segmentação dos condutores por passagens diferentes de canaletas, eletrodutos ou tubulações.

Caixas de passagem Dutotec

Não se preocupe com as qualidade das caixas de passagem para o seu projeto, conte com a linha completa de canaletas de alumínio Dutotec!

Isso porque as nossas soluções são completas, incluindo todos os equipamentos e acessórios necessários para a instalação de fiações elétricas, contando também com diversos modelos de caixas de passagem.

Acesse nosso site ou catálogo online para conhecer todas as opções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos