Nós sempre comentamos, por aqui, sobre a importância de escolher materiais para o seu projeto que estejam dentro do proposto pelas normas da “nbr elétrica”. Ou seja, os parâmetros que regulamentam as instalações e garantem segurança para todos.
Em resumo, as normas responsáveis por esse papel, dentre outras,, são:
- ABNT NBR 5410:2004: Instalações elétricas de baixa tensão;
- ABNT NBR 14039:2003: Instalações elétricas de média tensão, de 1,0 kV a 36,2 kV;
- ABNT NBR 13534:2008: Instalações elétricas de baixa tensão – requisitos
- específicos para instalação em estabelecimentos de saúde.
- ABNT NBR 13570:2021: Instalações elétricas em locais de afluência de público — requisitos específicos.
Se quiser uma leitura complementar, nós já falamos sobre essas e outras regulamentações específicas para estruturas elétricas. Confira tudo em NBR de instalações elétricas!
Agora, vamos fazer a relação de alguns pontos bem importantes dessas normas e como as nossas canaletas cumprem o indicado por elas.
Obrigatório o uso de canaletas que não propagam chamas
👉 Especificação: 6.2.11.1.2 (NBR 5410) e 6.2.11.1.13 (NBR 14039).
Já começamos com um ponto fundamental presente nas normas, que diz respeito à segurança contra incêndios, caso eles venham a ocorrer. É claro que existe um padrão para os próprios condutores (fios), para que estes sejam resistentes à altas temperaturas e também não desencadeiam em um incêndio.
Por outro lado, a proposta da regulamentação é que a segurança nunca é demais, por isso, as canaletas de passagem elétrica precisam ser, obrigatoriamente, fabricadas em materiais que não propaguem chamas.
A DUTOTEC se enquadra nessa norma por oferecer todas as canaletas em alumínio, material resistente à altas temperaturas. Inclusive, aqui no blog, temos um conteúdo completo, que explica sobre os melhores materiais anti-chamas para canaletas, incluindo o alumínio.
As canaletas devem suportar instalações embutidas
👉 Especificação: 6.2.11.1.3 (NBR 5410) e 6.2.11.1.14 (NBR 14039).
Ambas normas, acima, dizem que as canaletas precisam suportar qualquer esforço aplicado sobre sua estrutura em uma instalação embutida. Em outras palavras, o material não pode deformar ao longo do tempo, assim como deve resistir, também, ao manuseio dos instaladores.
Um exemplo clássico é a concretagem que vai em volta das canaletas, que precisam ser resistentes o suficiente para não deformar com o peso sobre elas.
Nesse caso, a DUTOTEC se enquadra com as linhas de canaletas que foram feitas para instalações embutidas ou híbridas (internas e externas), como é o caso da Duto Canal. Esta, por sua vez, acompanha todos os equipamentos e acessórios necessários para a instalação embutida, seja no piso ou em paredes.
Vedação que impeça a entrada de argamassa e outros
👉 Especificação: 6.2.11.1.6 (NBR 5410) e 6.2.11.1.12 (NBR 14039).
As “bocas” das canaletas precisam ser vedadas com peças apropriadas para tal. Ou seja, que impeçam a entrada de argamassas, nata de concreto ou demais materiais pastosos que possam infiltrar os dutos e comprometer os fios.
Por isso, a importância de escolher canaletas que acompanhem uma linha própria e completa de acessórios e equipamentos, como é feito aqui na DUTOTEC. Seja qual for o modelo de canaleta que você escolher, nós temos as tampas, arremates e terminais exatos para a vedação total.
NBR elétrica e outras especificações
As normas da NBR elétrica trazem outras recomendações, que são mais óbvias e que já comentamos algumas vezes, em outros conteúdos. Por exemplo, as fixações das canaletas que não podem comprometer os fios, assim como os cuidados com o volume máximo por duto e camadas de disposição.
As nossas canaletas já foram pensadas para atender a diversos tipos de necessidade, sem quebrar as normas. Por isso, são modelos de fixação facilitada, tamanhos diferentes e divisórias internas versáteis.