Vantagens do cabeamento estruturado residencial

Nós já falamos aqui no blog sobre cabeamento estruturado, mas esse assunto acaba sendo muito relacionado a prédios corporativos. Porém, é importante trazer para você a importância de pensar em cabeamento estruturado residencial também, para os seus projetos mais voltados à pessoa física.

Ao longo desse texto, mostraremos cinco vantagens de investir em cabeamento estruturado residencial.

1 – Melhora a experiência com internet e outras transmissões

Sabe quando reclamamos que a conexão da internet está ruim? Pois bem, estamos acostumados a pensar que este problema é exclusivamente sobre a qualidade do serviço da empresa que fornece o sinal.

Porém, muitas vezes a questão também está na estrutura de cabeamento da nossa própria casa.

Por exemplo, com cabos mais potentes, canaletas que impeçam a interferência, principalmente a interferência eletromagnética, e até uma estrutura que foi pensada para diminuir a distância entre o emissor e o receptor, já é possível melhorar e muito a velocidade da internet.

Com isso, o que queremos mostrar é o tamanho da importância de ter o cabeamento estruturado residencial. E não é só questão de internet nesse caso, mas também a melhora em transmissões de vídeo (para quem possui TV a cabo) e, em alguns poucos casos, até mesmo transmissão de voz (telefone).

2 – Evita quedas e oscilações do sinal

As falhas estão relacionadas com o que falamos no tópico anterior.

Com um cabeamento estruturado residencial, a qualidade e velocidade das transmissões melhora consideravelmente, então é mais difícil ocorrer problemas como a queda de sinal e oscilações — que atrapalham muito a produtividade ou lazer do usuário.

3 – Facilita novas instalações

O cabeamento estruturado residencial está sempre pronto para receber qualquer mudança ou nova tecnologia.

Por exemplo, quando há necessidade de adicionar mais portas de dados. E no caso das novidades, é ter uma estrutura que pode receber facilmente componentes mais atuais e até na adaptação com sistemas de casas inteligentes.

4 – Garante durabilidade e segurança da infraestrutura

Por ser uma estrutura pensada para atender as necessidades residenciais, a durabilidade de todo sistema acaba sendo maior, por não correr o risco de sofrer sobrecarga e interferências eletromagnéticas.

E pelo mesmo motivo, o investimento em uma estrutura cabeada para residências também já garante maior segurança para os usuários.

Ademais, vale lembrar que soluções corretivas para adicionar pontos de transmissão — ou até de conexão com energia — não são a melhor escolha para segurança, já que se utilizam de remendos de cabos e fios e extensões que nem sempre suportam a carga.

5 – Garante um ambiente e muito mais bonito visualmente

Por fim, o cabeamento estruturado residencial tem tudo a ver com design de interiores, também.

Afinal, o sistema é todo organizado com canaletas de alumínio, que mesmo em instalações aparentes ficam lindas e harmonizam com qualquer tipo de ambiente, dando aquele toque moderno. Chega de bagunças com bolos e bolos de cabos pela casa, não é mesmo?

Cabos escondidos com Duto Slim

Nos exemplos acima você pode ver como fica elegante um cabeamento estruturado residencial, mesmo com a sua instalação aparente. Para conhecer mais sobre esse recurso, leia o nosso guia sobre canaletas para cabeamento estruturado e conheça as melhores opções do mercado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos