Como organizar fios com segurança e elegância

Quase sempre, a necessidade de saber como organizar os fios de um ambiente surge por questões de estética. Afinal, aquela “maçaroca” polui qualquer decoração e chama muito a atenção (negativamente) em um ambiente. Mas, arrumar os fios é muito mais do que deixar tudo bonito: é segurança e facilidade, também.

Quando é necessária alguma manutenção em equipamentos, fica muito mais tranquilo para o responsável conseguir fazer seu trabalho se tudo estiver organizado. Quanto à questão da segurança, os fios amontoados acabam se deteriorando mais facilmente. Ou ficam no caminho de circulação e são pisados.

Além disso, alguns materiais ajudam a evitar possíveis surtos elétricos na fiação, como as canaletas de alumínio. Continue a leitura que vamos falar mais sobre elas e outras opções!

Canaletas de alumínio para organizar fios

dutotec x na cozinha
DUTOTEC

As canaletas são vistas como uma forma mais bonita e atrativa de esconder a fiação e manter a organização daquele cômodo. É claro que existem muitos materiais, formatos e opções destinados a lares, ambientes corporativos e setores industriais.

Porém, a que mais chama a atenção do público são aquelas feitas de alumínio. Isso porque elas têm dois principais diferenciais das demais canaletas do mercado:

   1. Durabilidade: a ideia de organizar os fios com canaletas é ter um acabamento mais bonito em qualquer cômodo. Porém, materiais como PVC amarelam e quebram durante o tempo e precisam ser trocados com frequência. Por outro lado, o alumínio mantém a cor da canaleta intacta, além de ser mais resistente.
   2. Segurança: as canaletas de alumínio proporcionam o que chamamos de blindagem eletromagnética, que evita surtos elétricos (aumento súbito de tensão, que pode comprometer a estrutura elétrica do local).

Onde encontrar essas canaletas?

No site da DUTOTEC é possível encontrar todos os tipos de canaletas de alumínio para o seu projeto. Além disso, criamos um post especial para falar sobre as opções de canaletas discretas, que também são fabricadas em alumínio e podem ser adaptadas para qualquer ambiente.

Como organizar fios com soluções mais práticas

Até agora, vimos como organizar fios com segurança e elegância. No entanto, pode ser que o seu desejo seja resolver uma situação mais simples, como organizar os fios do computador. Afinal, as instalações precisam ser dimensionadas e instaladas por um técnico. Nesses casos, alguns materiais podem servir para uma organização provisória:

Fixadores em espiral

Os fixadores em espiral são muito usados em mesas de computadores, pois ajudam a organizar fios mais finos e em menores quantidades. Pode não parecer, mas são materiais bastante resistentes. Um exemplo, que fica super elegante em qualquer decoração, é o zíper organizador de cabos, da Linha Facility (um produto da marca QTMOV, parceira da DUTOTEC).

ziper organizador de cabos no escritorio
QTMOV

Outra opção é o organizador de cabos flex, também da linha Facility, bastante flexível e com um ótimo espaço ocupacional de cabos.

organizador de cabos flex
QTMOV

Conclusão

Entre as dicas que trouxemos de como organizar os fios em um ambiente, com certeza a mais indicada e definitiva é a canaleta de alumínio. São duráveis, bonitas, seguras e podem ser incluídas em projetos de reforma ou construção de um ambiente, já planejando a melhor forma de estruturar a fiação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos