Instalação elétrica para cozinha: dicas, cuidados e boas práticas

A segurança e eficiência da instalação elétrica para cozinha é crucial para garantir mais praticidade aos usuários do ambiente em suas rotinas.

Com isso em mente, separamos alguns cuidados essenciais e boas práticas a serem observadas ao planejar e executar a instalação elétrica em cozinhas. Veja:

Use canaletas para fazer a distribuição de tomadas

A utilização de canaletas aparentes para a distribuição de tomadas na cozinha é uma prática eficiente e segura. Isso porque as estruturas proporcionam uma organização adequada dos cabos elétricos, evitando emaranhados e facilitando a manutenção.

E, obviamente, evita o “quebra quebra” de paredes em reformas e simplifica as instalações em construções.

Tanto em cozinhas como em qualquer outro ambiente, a dica é usar canaletas de alumínio, por sua durabilidade, acessibilidade da manutenção e também elegância do acabamento. Com elas, é possível criar uma rede elétrica mais discreta e esteticamente agradável, integrando-se de maneira harmônica à cozinha.

Instalação elétrica para cozinha
Canaleta de alumínio DUTOTEC em uma instalação aparentes em cozinha moderna e minimalista.

Outro ponto é que, caso os usuários da cozinha sintam a necessidade de incorporar mais tomadas na canaleta ao longo do tempo, é muito mais fácil para o profissional eletricista fazer essas alterações do que em estruturas embutidas.

Siga às normas de segurança

A NBR das instalações elétricas garantem a segurança do projeto, inclusive para cozinhas. Em resumo, algumas prevenções que essas normas colocam em foco:

» Distância de áreas molhadas: tomadas não devem ser instaladas em locais próximos a pias, torneiras ou outros pontos de água, a recomendação é uma distância mínima específica para evitar possíveis contatos com a água.

» Proteção contra choques: utilização de tomadas com dispositivo de proteção diferencial residual (DR), que desliga a corrente elétrica em caso de fuga, evitando choques elétricos.

» Aterramento: todas as tomadas devem ser conectadas a um sistema de aterramento eficiente, reduzindo o risco de curtos-circuitos e garantindo a segurança dos equipamentos e usuários.

» Número adequado de tomadas: instalar tomadas em quantidade suficiente para atender às demandas de aparelhos e eletrodomésticos da cozinha, evitando o uso de extensões improvisadas.

» Padrões técnicos: utilização de tomadas e interruptores que atendam às normas técnicas brasileiras, garantindo a qualidade e segurança dos componentes elétricos.

» Separação de circuitos: separar os circuitos elétricos da cozinha, de modo a evitar sobrecargas e proporcionar um melhor controle de cada área, como os circuitos para eletrodomésticos e iluminação.

» Manutenção periódica: realizar inspeções e manutenções periódicas no sistema elétrico, verificando a integridade das tomadas, fiações e demais componentes, garantindo assim a continuidade da segurança.

» Sinalização adequada: identificação clara das tomadas e interruptores, indicando qual circuito alimentam, facilitando a localização em caso de necessidade de desligamento.

Encontre pontos para instalação elétrica para cozinha

Alguns pontos de instalação elétrica para cozinha (tomadas) já são esperados por senso comum, como perto de interruptores, na parede da bancada e próximo a eletrodomésticos robustos (geladeira, fogão e microondas).

Mas, converse com seu cliente para entender outras necessidades de uso. Por exemplo, o uso de energia elétrica em ilhas, no chão e outros locais menos usuais em residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos