Canaleta ou eletroduto? Qual usar em seu projeto e motivos

Está em dúvida entre escolher a canaleta ou o eletroduto para a passagem de cabos elétricos e de dados no seu projeto? Pensando em ajudar nessa dúvida, trouxemos mais detalhes sobre essas opções, que podem ter algumas aplicações diferentes.

Além disso, veja também as vantagens e desvantagens de cada um, salientando fatores que você deve considerar para tomar a melhor decisão para a obra em questão.

Qual é melhor, canaleta ou eletroduto?

Seja nas obras de alvenaria ou ao empregar outros métodos de construção, é preciso desenvolver um bom projeto para a passagem de cabos de energia, cabeamento de dados e distribuição de tomadas. É aí que surge a dúvida:

Devo usar eletroduto ou canaleta?

A resposta curta é que depende do seu objetivo. Antes de chegar a uma conclusão, é essencial comparar as características dessas alternativas para encontrar a mais compatível com o seu projeto. Entenda:

Principais características da canaleta

Primeiramente, as canaletas são “mais abertas” do que os eletrodutos. Isso acontece pois o seu vedamento é feito através de tampas — de fixação por pressão —, formando um canal amplo e de fácil acesso para a passagem de fios e de cabos.

Além disso, é importante salientar a questão do septo interno. Isso porque, se você precisar de duas vias, uma para passagem de dados e outra para a elétrica, com a canaleta tudo se resolve em uma única instalação.

Como no exemplo abaixo:

Canaleta por dentro
Fonte: DUTOTEC

Por outro lado, nos eletrodutos, tudo é dobrado, ou seja, será necessário usar dois canos separados. Na prática, isso implica no aumento de tempo da instalação e, dependendo do caso, até no investimento em materiais e obras.

Ou seja, na maioria dos casos, optar pelas canaletas é sinônimo de menos material e instalação mais rápida.

Além disso, você pode optar por canaletas de alumínio, disponíveis em modelos robustos e resistentes, para obras mais específicas. Ou, também, opções em alumínio mas com melhor custo-benefício, geralmente para projetos residenciais. Inclusive, essas canaletas podem ser instaladas tanto de forma aparente, quanto embutidas em pisos e paredes.

Quando aparentes, podem ser revestidas ou pintadas conforme o gosto pessoal de cada proprietário.

Resumo das vantagens das canaletas

  • Versáteis;
  • Resistentes;
  • Fáceis de instalar, evitando o quebra-quebra de paredes;
  • Favorecem o acesso aos cabos, facilitando as manutenções e os reparos;
  • Disponíveis em diversos modelos, tamanhos, divisões, cores e acabamentos;
  • Podem ser usadas em instalações aparentes ou embutidas.

Principais características do eletroduto

Os eletrodutos costumam ser feitos de PVC ou metal. São tubos rígidos, geralmente embutidos na parede ou no teto, atuando como um túnel para a passagem dos cabos. Mas, em projetos específicos, podem ser usados em instalações aparentes também, apesar do aspecto ficar puxado para uma decoração industrial.

Porém, dificulta o acesso aos cabos, por consequência, a manutenção. Para isso, é preciso quebrar uma parte da parede em caso de manutenção e correndo o risco de causar dano aos canos dependendo de como for feita a abertura.

Pontos de atenção

Em geral, canaletas e eletrodutos são boas opções para objetivos distintos. Então, essa escolha depende das características do seu projeto. Em ambos os casos, é preciso considerar:

  • o percurso para a passagem dos cabos;
  • se é um projeto híbrido (dados e eletricidade);
  • a quantidade de material necessário;
  • o local dos cortes e furos.

Aqui estão mais algumas recomendações:

  • onde usar canaletas: podem ser melhor aproveitadas em projetos que tem como prioridade a estética aparente, facilidade de instalação e o acesso aos cabos;
  • onde usar eletrodutos: são uma boa opção para projetos embutidos, para ocultar somente os cabos elétricos ou somente os de dados.

Para saber mais sobre as opções com septos, leia o conteúdo sobre canaletas com divisórias internas. Mas, se quiser conhecer modelos diferentes de canaletas, visite o nosso site: Dutotec!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos